Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Leito do Rio 5 de Novembro seca e caminhões-pipa retiram água de Patrimônio

Crédito: Fernanda Coutinho

O leito do Rio 5 de Novembro está seco, no centro do distrito de Santo Antônio do Canaã (Patrimônio), em Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo. Além disso, o curso do rio está coberto de mato e a comunidade reclama da infestação de mosquitos, que perdura desde o mês de abril, segundo informações do blog “Salvem o Rio 5 de Novembro”.

Nesta quinta-feira (27), completou-se quatro meses da implantação do Acordo de Cooperação Comunitária sobre o uso da água na sub-bacia do Rio 5 de Novembro. O acordo estabeleceu dias e horários alternados em que os agricultores poderiam irrigar. Além disso, ficou estabelecido que a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) reduziria a captação do rio em 35% e não levaria mais água tratada de Patrimônio para São Roque do Canaã.
Porém, diferente do estabelecido no ACC, informações obtidas por este blog no distrito dão conta de que a Cesan está retirando de dois a quatro caminhões-pipa, aproximadamente 40 mil litros de água tratada de Patrimônio para abastecer São Roque, diariamante.
“É por isso que os agricultores molham. Para eles foi colocado horário para irrigar e cobram, mas como querem que eles respeitem o acordo se nem a própria Cesan respeita?”, questionou uma moradora que pediu para não ter o nome divulgado para evitar atritos na comunidade.

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/10/28/70x70/1_rio_5_de_novembro2-202219.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'58137fa6e7076', 'cd_midia':202219, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/10/28/rio_5_de_novembro2-202219.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Fernanda Coutinho', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '196', 'align': 'Right'}Na terça-feira, a reportagem questionou a Cesan se o ACC havia sido suspenso e sobre os caminhões-pipa retirando água tratada de Patrimônio. Por nota, a Companhia informou que “Hoje existe a necessidade de abastecimento do município de São Roque do Canaã, e que o fornecimento do distrito de Santo Antônio não está sendo prejudicado. Sobre o ACC, sugerimos que busque informações com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce”.

Comitês de Bacia
A reportagem também procurou representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Santa Maria do Doce e o vice-presidente da entidade, Ricardo Pretti, disse que o ACC está mantido. E informou que não tinha conhecimento de que a Cesan estivesse levando água para São Roque.
O presidente do CBH do Rio Doce e prefeito de Colatina, Leonardo Deptulsky, respondeu, na terça-feira, que iria buscar informações junto à Cesan e Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). A reportagem tentou contato com o prefeito, novamente, na quarta e quinta-feira, mas não obteve sucesso.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas