Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,243

Lava Jato provoca maior perda de filiados ao PT

por Paulo Cesar Dutra

Desde 2016 até maio deste ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) já registrou 7.458 baixas de integrantes, em grande parte, provocada pelos efeitos da Operação Lava Jato sobre o partido. Desse número, 3.875 se desfiliaram apenas nos cinco primeiros meses de 2017. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral-TSE.

Na época da conclusão do julgamento do mensalão, em 2014, a redução de filiados havia sido de 2.514. Com a reeleição da petista Dilma Rousseff naquele ano, o partido conseguiu recuperar simpatizantes no ano seguinte, mas os efeitos da Lava Jato novamente tomaram o cenário, e o ritmo de crescimento da recomposição não durou muito. Atualmente, a legenda tem 1,5 milhão de filiados.

Na mira da Lava Jato este ano, o partido do presidente Michel Temer (PMDB), denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de corrupção passiva, bem como a legenda do senador Aécio Neves (PSDB-MG), também denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, começaram a sentir os efeitos das investigações que apontam para crimes de corrupção cometidos pelas cúpulas dos partidos e boa parte de seus integrantes que ocupam cargos políticos no Congresso.

Nos primeiros cinco meses deste ano, o partido perdeu 853 filiados. Apesar de uma redução tímida, a legenda rompeu ciclo de filiações que, por exemplo, entre 2015 e 2016 teve cerca de 25 mil pessoas ingressando, por ano, na sigla peemedebista. Atualmente, o PMDB tem 2,4 milhões de filiados.

Terceiro em número de filiados, o PSDB não registrou baixa até maio. No entanto, teve o ritmo de crescimento drasticamente reduzido. Em 2015, o partido teve ampliação de 60 mil novas pessoas. Em 2016 esse número caiu para 36 mil. Este ano, 2017, apenas 4.275 entraram para a legenda tucana. O Partido tem 1,4 milhão de filiados.

De acordo com a reportagem, as estatísticas do TSE não mostram o perfil das pessoas que estão deixando os partidos, mas especialistas ouvidos pelo jornal afirmam que as baixas tratam de um grupo desiludido e outro pragmático. Os desiludidos que se desfiliaram haviam entrado para a legenda por identificação programática, já os pragmáticos se desfiliaram para evitar que desgastes do partido atrapalhasse seus planos políticos.

Vandinho de saída
A dança das cadeiras continua no Governo do Espírito Santo. Se no Esportes sai Max da Mata (PDT) para assumir o atual diretor-geral da Assembleia Legislativa, Roberto Carneiro (PDT), na  Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) Vandinho Leite pode perder a titularidade.

Programa Reflorestar no Sul do ES
Com a proposta de manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, o Programa Reflorestar pretende ampliar a atuação em mais dois municípios do Sul do Estado: Ibatiba e Iúna. Para esclarecer as dúvidas sobre o funcionamento, quem pode e como participar, os benefícios e as modalidades do Programa, haverá um evento de divulgação, nesta terça-feira (08), em Ibatiba, e na quarta-feira (09), em Iúna, para mobilizar os produtores que desejam aderir. Com quase R$ 13 milhões liberados, o Reflorestar é operacionalizado em uma parceria do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

Audiência pública da BR-101
Os deputados estaduais do PDT Josias Da Vitória e Euclério Sampaio convocaram o diretor-presidente da Eco101, José Carlos Cassaniga, pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados pela empresa e seus contratos.  A reunião está marcada para o próximo dia 29, às 11 horas. Além do diretor-presidente, a comissão convocou o diretor superintendente da concessionária, Roberto Paulo Hanke, o diretor-geral da ANTT, Jorge Luiz Macedo Bastos, e o superintendente regional do Dnit, Ezio Gonçalves dos Reis. Caso não compareçam, os convocados podem responder pelo crime de responsabilidade.

 Lama no rio Doce em debate
As Câmaras Municipais de Baixo Guandu/ES e Resplendor/MG, em parceria com a Comissão Parlamentar de Estudos Para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (CIPE RIO DOCE), promovem, na próxima quinta-feira (10), no município de Baixo Guandu, o Primeiro Fórum Legislativo Interestadual de Desenvolvimento Sustentável. Tendo como foco debater idéias e ações para garantir o futuro da biodiversidade da bacia do Rio Doce e adjacências. O evento, que é voltado para parlamentares dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.   Para participar do fórum, basta se inscrever pelo site: http://camarabaixoguandu.es.gov.br/

Saúde desesperadora
A 3ª turma do Supremo Tribunal de Justiça – STJ afastou a obrigação de plano de saúde em fornecer ou custear o medicamento Revlimid para tratamento oncológico. O remédio é importado e não tem reconhecimento da ANVISA. Que se dane o doente é assim na Saúde do Brasil.

Custas judiciais absurdas
Pesquisa feita pelo site Migalhas revela o valor das custas judiciais em cada Estado brasileiro. Paraíba tem taxas mais caras do país, enquanto o DF tem as mais baixas.  A custa da Justiça do Espírito Santo é a 11ª mais cara do país, R$ 1522,17 para cada processo.

Luciano Rezende
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) não será candidato a nada em 2018. Ele prefere cumprir o seu mandato até o dia 31 de dezembro de 2020.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas