Dólar Em baixa
5,121
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,121

Lama: Governo do ES e ministro da Integração debatem impactos no Estado

Por  Pedro Permuy

resplendor_hoje_foto_stephano_mattos_portal_resplendor-153543Nesta manhã de segunda-feira (16), o Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o Secretário de Estado de Saneamento, Habilitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser e o Ministro de Integração Nacional, Gilberto Occhi, se juntaram para discussão acerca dos impactos sociais e econômicos que assolam Mariana, em Minas Gerais.
O local sofreu com o rompimento de duas barragens da empresa Samarco Mineradora no último dia 05 (quinta-feira) e afetou aproximadamente duas mil pessoas entre o distrito de Bento Rordrigues, em Mariana, e adjacências.
lama_samarco_pedro_permuy1_min_ffbad-153791De princípio, o ministro frisa que realocar a lama de rejeitos para a cratera em Aimorés, em Minas Gerais, não é o ideal, mas, caso seja uma alternativa em que não se tenha escolha, será o destino da “onda de lama”.
Segundo boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) às 11h50 desta manhã (16) diz que neste exato momento as equipes de campo da CPRM observam o deslocamento de massa da água com elevada turbidez a em direção à Usina de Aimorés. Essa massa de água pode comprometer a captação de água no município de Baixo Guandu (ES).
Por meio de nota à imprensa, a Samarco Mineradora diz que três equipes da empresa estão mobilizadas para os trabalhos de prospecção e construção de poços artesianos no município de Colatina, em Espírito Santo. A ação é realizada no trajeto do rio Doce, próximo às estações de tratamento de água. A expectativa é perfurar seis poços na cidade para possibilitar que o fornecimento de água não seja interrompido.
hqdefault
lama_samarco_pedro_permuy_min_efeefb-153786O governador garante que durante todo este dia (16) será feita visita dele junto às autoridades e servirá para fiscalizar os trabalhos feitos pela mineradora. Hartung, Occhi e Coser garantem que a população capixaba não será afetada com a falta de água.
Neste domingo (15), 135 solados do Exército foram enviados às cidades de Colatina e Baixo Guandu. De acordo com o Coronel Hiroshi, 100 homens foram designados para a distribuição da água que estão no local e o restante está a cargo de suporte e apoio aos atendimentos extras à população e aos próprios militares.
O governador e o ministro garantiram que passarão o dia em um roteiro que inclui visita aos municípios mineiros Governador Valadares e Mariana; e em Baixo Guandu e Colatina, no Espírito Santo. O objetivo é acompanhar os serviços que estão sendo feitos, a priori, no Estado, de forma preventiva.
Barragem
De acordo com o Ministro de Integração Nacional, Gilberto Occhi, como as obras das outras duas barragens sofreram com o rompimento das barragens, ele diz que não descarta o rompimento da barragem Germano, a terceira do complexo de Mariana, em Minas Gerais.
No entanto, a empresa Samarco Mineradora, por meio de sua assessoria de nota, garante que a empresa, bem como a fiscalização interna, não têm quaisquer ciência de danos que estejam evidentes na barragem Germano e descarta a possibilidade de rompimento.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas