Dólar Em baixa
5,015
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,015

Juros futuros sobem em linha com dólar em meio à espera por pesquisas

Os juros futuros avançam nesta terça-feira, 21, após iniciarem o dia com viés de baixa, acompanhando a valorização do dólar ante o real, que contraria o ajuste de baixa da moeda americana no exterior. Segundo um operador do mercado, os investidores adotam uma postura defensiva em meio à espera por novas pesquisas eleitorais, como a do Datafolha na quarta-feira.

A consultoria Eurásia avalia que as sondagens já divulgadas indicam para o fortalecimento da polarização entre o PT e Jair Bolsonaro (PSL), com Geraldo Alckmin (PSDB) ainda patinando nas intenções de voto.

Às 9h54, o contrato de Depósito Interfinanceiro com vencimento em janeiro de 2020 indicava taxa de 8,37%, de 8,27% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2021 estava a 9,46%, de 9,37% no ajuste anterior. E o DI para janeiro de 2023 projetava 11,10%, de 10,99% no ajuste anterior. No câmbio, o dólar à vista subia 0,64%, a R$ 3,9826. Já o dólar futuro de setembro estava em alta de 0,36%, a R$ 3,9880.

No caso da pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga, com 37% das intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial, mesmo preso desde abril em Curitiba após ser condenado na Operação Lava Jato. Em segundo lugar aparece o candidato Jair Bolsonaro (PSL), com 18% da preferência do eleitorado. No cenário com Lula, o terceiro lugar é disputado por Marina Silva (Rede), com 6%, Ciro Gomes (PDT), com 5%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 5%, e Alvaro Dias (Podemos), com 3%, empatados tecnicamente. É a primeira pesquisa do Ibope feita após começar o período oficial da campanha eleitoral.

Caso Lula seja impedido de disputar a eleição e declare apoio a Haddad, o ex-prefeito pode herdar até 27% dos votos de Lula, conforme a pesquisa. Sem Lula, Bolsonaro lidera com 20% as intenções de voto para o primeiro turno. Na sequência aparecem Marina, com 12%, e Ciro, com 9% da preferência do eleitorado, também empatados tecnicamente, enquanto o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, candidato a vice na chapa de Lula e possível substituto do petista na eleição, tem 4%.

No fim da manhã, o Tesouro realiza leilão de venda de até 800 mil Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B), em dois vencimentos, às 11 horas.

Mais cedo, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Confiança da Indústria no Brasil (ICI) apurado na prévia da sondagem de agosto teve um recuo de 0,8 ponto em relação ao resultado fechado de julho, para 99,3 pontos. Se confirmado, o resultado será o mais baixo desde novembro de 2017. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 2,4 pontos em agosto, para 96,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,8 ponto, para 101,9 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria indicou uma estabilidade em relação ao patamar de julho, se mantendo em 75,7% na prévia de agosto.

Silvana Rocha
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas