Dólar Em alta
5,147
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,147

Julho Amarelo: ações de combate as hepatites são intensificadas em Vitória

Na próxima sexta-feira (28) é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Nos 31 dias do chamado “Julho Amarelo”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) intensificou as orientações em palestras e oficinas para levar informações à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce destas infecções.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem fez alguma cirurgia, transfusão de sangue, transplante ou uso de seringas não descartáveis antes de 1993 pode ter contraído hepatite C. A população mais vulnerável está na faixa etária superior aos 40 anos, já que, até 1989, quando o vírus foi descoberto, sua transmissão por transfusão sanguínea era comum, pois os cuidados com a biossegurança não existiam como hoje.

Por esta razão, a região de saúde Centro, através do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e das Unidades de Saúde de Vitória, Fonte Grande, bairro Do Quadro e Ilha do Príncipe, vão realizar, no dia 28 de julho, uma triagem, durante o funcionamento dos equipamentos, para identificar e convidar todos aqueles que possuem mais de 40 anos a fazer o Teste Rápido de Hepatite B e C.

“O diagnóstico é um dos nossos desafios, por isso há a recomendação de realização dos testes rápidos, com o objetivo de identificar a doença o mais precocemente”, afirma o diretor do CR, Lauer Marinho Sardenberg.

A hepatite C é um vírus silencioso e não há sinal e sintoma inicial de infecção. A doença pode evoluir de forma crônica ao longo de 25 a 30 anos no fígado, sem que o doente perceba sua presença.

Na fase avançada, as conseqüências mais conhecidas da infecção são cirrose e câncer de fígado.

Teste Rápido

Todas as Unidade Básicas de Saúde (UBS), os PAs Municipais, o CR em IST e agora o Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Vitória (SASVV), oferecem os testes rápidos, disponíveis para Hepatites B e C, Sífilis e HIV que podem ser realizados no local, gratuitamente e com total sigilo do resultado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas