Dólar Em baixa
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,132

JANEIRO BRANCO: O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?

As crianças como os adultos sofrem por questões emocionais e demonstram através de seus comportamentos quando algo internamente não vai bem. Dentre alguns sinais de sofrimento psíquico estão:
-dificuldade em dormir;
-agressividade;
-irritabilidade;
-apatia;
-não se interessa por brincar;
-excesso ou falta de fome;
-recusa na interação;
-atraso na comunicação, seja verbal ou pelo olhar;
-pesadelos recorrentes;
-escapes repetidos de xixi e cocô após já ter aprendido.

Em termos simbólicos e culturais o primeiro mês do ano, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem as suas próprias histórias de vida, por isso o mês de janeiro.

Como psicóloga que trabalha com crianças e suas famílias, não poderia deixar de abordar um tema tão importante como os cuidados com a saúde mental na infância, e me sinto feliz em contribuir e acredito que a educação socioemocional e psicoeducação podem mudar o mundo. Como seres biopsicosocioecoespirituais, os seres humanos necessitam de orientações adequadas sobre a saúde mental.

Fale de suas dores, sentimentos e emoções e crie espaços para que as crianças estejam abertas a isso, se adultos já confundem crises existenciais com depressão, o risco é ainda maior com os pequenos. O melhor a fazer é entender a causa do problema e isso só será possível com a ajuda de um profissional habilitado, onde juntos vão atuar para modificar a realidade da família e consequentemente da criança.

Leticia Mello Candido
Psicóloga

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Grande é a sua sabedoria quanto o universo infantil. Sou Pedagoga e me deparo com crianças com diversos sintomas citados por você. Suas informaçoës são muito relevantes para o público em geral e para nós da área educacional.
    Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas