por Paulo Cesar Dutra

O deputado federal e pré-candidato a Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vem ao Estado no próximo dia 14. A agenda de Bolsonaro não foi divulgada, pois será acertada com a assessoria dele esta semana.

Eleição em São Mateus
Com a cassação do mandato do prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí o assunto na cidade é a nova eleição que pode acontecer em 2018.

Segurança
Roubo e furto são o maior gargalo da segurança pública no Brasil. Os novos índices mostram que esses são os crimes que mais afetam a população. Enquanto isto o cidadão é obrigado a contratar  segurança particular. É mole!

Prefeito Luciano Paiva
O Desembargador Adalto Dias Tristão, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES indeferiu o pedido de retorno ao cargo formulado pela defesa do Prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva. O político está afastado de suas funções desde abril deste ano, após decisão unânime da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O prefeito é réu em ação penal pela suposta prática dos crimes de fraude em licitação, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Estiagem
A situação do fornecimento de água potável no município de Pedro Canário está cada vez mais difícil para a Cesan. É porque com a estiagem as águas do rio Itaúnas pararam de correr no município. Em razão disso, a estação de tratamento da Cesan da cidade será abastecida com águas captadas em represas de propriedades rurais. A situação é “crítica” e “delicada”, no meio rural e nos núcleos urbanos do município.

Ninho tucano rachado
Os candidatos do PSDB à presidência regional do partido no Espírito Santo, o prefeito e Vila Velha, Max e o vice-governador César inscreveram ontem, domingo, suas chapas para a Convenção Estadual que acontece no próximo sábado, dia 11, em Vitoria. Os 105 membros do diretório estadual têm direito a voto. Vila Vela tem 40 delegados, Vitória tem 35, Cariacica tem 11, Serra tem cinco, Guarapari tem quatro, Linhares tem dois, em São Mateus tem um e o restante nas demais cidades do interior.

Eleição 2018 no ES
A menos de um ano das eleições 2018, os candidatos por enquanto são o  governador Paulo Hartung (PMDB), a senadora Rose de Freitas (PMDB) e o ex-governador Renato Casagrande (PSB).

PCdoB candidata a Presidência
O PCdoB lançou ontem, domingo, 5, a candidatura da deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila à Presidência da República em 2018. É a primeira vez desde a redemocratização que o partido lança um nome na disputa pelo Palácio do Planalto. Em nota, a sigla disse que o objetivo da candidatura é a “retomada do crescimento; defesa e ampliação dos direitos do povo e reforma do Estado”.A decisão do PCdoB afasta o partido de seu principal aliado, o PT. Desde 1989 os comunistas apoiaram todas as candidaturas presidenciais petistas. Manuela D’Ávila, tem 36 anos, foi deputada federal e dirigente da UNE.

Salvação da lavoura
Em meio ao descrédito generalizado da classe política, cresce o desejo dos brasileiros de ter no comando dos espaços executivos candidatos fora do establishment, os chamados outsiders, aqueles que não fazem parte do sistema político/partidário tradicional, mas que podem, pelo menos no imaginário coletivo, fazer algo diferente. Esse desejo já vem sendo observado por diversas pesquisas de opinião que tentam prever o que se passa na cabeça do eleitorado depois do turbilhão que virou a vida política nacional.

Energia elétrica mais cara
Em reunião extraordinária realizada na manhã da última sexta-feira, 3, o Ministério de Minas e Energia informou que o sistema elétrico está utilizando termelétricas mais caras, acionadas pelo critério “fora da ordem de mérito”. Isso significa que as usinas em operação têm custo acima do custo marginal de operação (CMO), termo que mostra quanto custa adicionar um megawatt a mais para o sistema

A informação foi divulgada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), órgão presidido pelo Ministério de Minas e Energia.  Ao acionar termelétricas fora da ordem de mérito, o custo do sistema aumenta, com a cobrança de um novo encargo, chamado encargo de serviços do sistema (ESS). Na prática, isso significa que a tarifa do consumidor vai aumentar.

Cinco mil vagas de empregos
Com a chegada do fim de ano, o comércio já se prepara para aumento das vendas. Para isso, abre vagas para empregos temporários. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio – ES), estão previstas a criação de cinco mil vagas em todo o Espírito Santo. Desse total, 30% devem ser efetivados para 2018, expectativa maior que o cenário nacional, que é de 27%.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o período de natal no Brasil deve registrar um crescimento 10% que em 2016. Serão 73,1 mil trabalhadores temporários. No ano anterior, ocorreram 66,7 mil contratações.O presidente da Fecomércio–ES, José Lino Sepulcri, avaliou que o cenário é de crescimento e que o pior momento de instabilidade econômica já passou. “As agendas de reformas e a perspectiva de melhora nas condições da economia devem trazer resultados positivos para 2018. Nossa expectativa é de contratar mais e, aos poucos, retomar o crescimento de nossa economia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *