Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Itália faz cadastro de eleitores capixabas. Veja como participar!

Foto: reprodução / Internet
Foto: reprodução / Internet

Assim como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que está fazendo o recadastramento biométrico em várias cidades do Estado, de olho nas eleições 2018, a Itália também está chamando os capixabas com cidadania italiana e os italianos que se mudaram para o Estado para fazerem seu cadastro no Consulado e a atualização de seu endereço.

De acordo com a Casa d’Itália no Espírito Santo, tal ação é importante, entre outros fatores, porque dos cerca de 30 mil moradores do Estado com cidadania italiana, 23 mil são maiores de 18 anos têm direito a voto nas eleições do país europeu, previstas para março do ano que vem.

Quem desejar poderá fazer a inscrição pela internet. “É pelo site do Consulado Rio, só para quem mudou de circunscrição (área) consular, ou fez cidadania na Itália e não se cadastrou no Consulado, ou mudou de endereço dentro da própria Circunscrição: este é a maioria dos casos. As pessoas mudam de residência e não comunicam o Consulado Geral da Itália”, explica a diretora de Relações Internacionais da Casa d’Italia, Rita Bortoluzzi Herzog.

O cadastro pode ser feito pelo site: http://www.consriodejaneiro.esteri.it

O Ministério das Relações Exteriores da Itália lançou no dia 3 de outubro uma campanha para convencer cidadãos do país que moram em nações estrangeiras a se inscrever no AIRE (Anagrafe italiani residenti all’Estero), que  deve ser atualizado até o dia 31 de dezembro de 2017 (para dar tempo de votar nas eleições italianas, previstas para 4/3/2018).

Os cidadãos italianos recebem em seus endereços cédulas para votar e devolver com o voto preenchido ao Consulado. Para receber esta cédula é preciso estar com o endereço atualizado. O voto não é obrigatório na Itália.

Toda pessoa com cidadania italiana reconhecida (por ser descendente de italiano) em qualquer parte do mundo, ou que tenha nascido na Itália, mas more em outro país é considerado um “italiano no exterior”.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Meu nome é LUIZ HENRIQUE DINELLI DO AMARAL e encontro-me com o processo de requerimento da minha cidadania italiana em curso, no Consulado da Itália no RJ!
    Ainda estou no aguardo da conclusão do processo de requerimento, restando apenas ser chamado para o agendamento!!
    Se der tempo até lá, gostaria imensamente de poder contribuir com a democracia da minha segunda pátria, através do meu direito a voto!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas