Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Integração nos ônibus de Vitória: transporte para deficientes fica mantido, diz Secretário

Foto: Romero Mendonça
Foto: Romero Mendonça

A proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), que altera a legislação para integrar os sistemas de ônibus Transcol e municipal (aprovado em 2º turno, pelos vereadores de Vitória no último dia 8), criou uma dúvida em relação a manutenção do Porta a Porta, sistema municipal de transporte para pessoas com deficiência.  Mas o Secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Tyago Hoffmann, garantiu que ele não vai acabar.

Segundo o secretário, o sistema está vigente e o que foi votado não tem relação com o serviço. Caso a integração ocorra, vai incluir a todos, partindo da premissa de não trazer danos a quem utiliza o Porta a Porta. Quanto a uma integração ao sistema Mão na Roda, que faz parte do Transcol, informou que a proposta absorve o sistema metropolitano no geral e precisa atender a todos, independe de onde funcione.

“Ele é composto pelos ônibus convencionais, seletivos e Mão na Roda. Se houver uma integração em que o Transcol absorva o municipal, será o todo. Na mesma linha temos que garantir que nenhum prejuízo venha. Enquanto isso não acontecer, o sistema continua normalmente”, explicou.

O Porta a Porta funciona com cinco a 10 vans e todos os bairros da Capital. De janeiro a maio de 2017 realizou 5442 viagens. Foram programadas 7596; 1965 canceladas,outra 40 faltas foram registradas e 149 viagens não aconteceram. Segundo o secretário, o sistema vai passar a priorizar quem precisa (como cadeirantes com menor renda que outros).

“Esses cancelamentos poderiam atender muito mais gente. Para inibir que eles aconteçam de forma periódica, o usuário pode ser excluído. Mas tudo está regulamentado e foi enviado Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped). Temos uma reunião marcada no final do mês”.

Integração do Sistema Transcol e municipal

O secretario esclareceu que a câmara não votou pela integração, mas sim pela proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM). Ela permite que a gestão seja feita por Município e Governo do Estado, através da Setran. O modelo final a ser definido depende de um estudo que pode levar até seis meses, a partir da assinatura de um termo de cooperação avaliado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). “A integração depende do Governo. O modelo não está definido. O termo de cooperação forma dois grupos: um do município e outro do Estado, de forma técnica e jurídica”.

O sistema municipal atende 100 mil pessoas por dia em Vitória. O Transcol entre 700 e 800 mil. Na pratica, o objetivo é que funcione um único modelo de transportes, como já acontece em Cariacica e na Serra.  Mas segundo o secretário, outras propostas podem surgir durante o estudo. A preocupação é com a sustentabilidade do transporte público.

“Há uma competição, porque o Transcol passa nas principais ruas de Vitória. Hoje ele pega muita gente, com muito mais linhas. A segunda questão é que o valor do ônibus municipal é R$ 3,15 (que a empresa recebe). O Transcol é 3,20, mas a empresa recebe R$ 3,90, por um subsistido complementado pelo Estado. O município não tem condições de manter isso. A tarifa é defasada em relação ao custo do sistema e ele fica deficitário”, explicou.

Quanto ao fim dos ônibus municipais Hoffmann disse que isso só acontecerá se ele assumir todo o sistema de transporte. “O que não podemos aceitar é que traga prejuízos para o morador de Vitória. Um dos modelos é que apenas o Transcol funcione, mas o grupo técnico precisa apontar esse caminho. O Transcol, por exemplo, não sobe os morros. Pra que seja esse modelo, precisa atender ao estudo”, informou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas