Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Instalação de videomonitoramento em transporte escolar é repudiado pelo sindicato

Enquanto alguns comemoraram medidas anunciadas pelo Departamento Estadual de Transito do Espírito Santo (Detran-ES), a serem adotadas em 2018, outros não ficaram nenhum pouco satisfeitos. Como o Sindicato dos Transportadores Escolares, Universitários e de Turismos do Estado do Espírito Santo (SINTEES), que criticam o anúncio de instalação de câmeras de videomonitoramento dentro das vans.

De acordo com a presidente do sindicado, Silvia Regina a medida violaria o Ecriad, no que tange a exposição de crianças e adolescentes de forma vexatória. Ela diz também que a classe como um todo não foi consultada sobre o tema. “A classe não foi consultada sobre o tema e o mesmo vai de encontro ao ECRIAD, que assegura a privacidade das crianças em desenvolvimento e que protege as mesmas de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”, afirma.

“Quando se trata de crianças e adolescentes é assegurado pelo Ecriad, no Art. 232. que os transportadores, guarda ou vigilância protejam de vexame ou a constrangimento”, ressalta.

Outra preocupação da presidente é quanto os casos de pais em situação de separação ou com algum tipo de divergência com outros usuários do transporte. Eles também poderiam usar essas imagens, que estariam disponíveis a todos os pais via internet, como uma forma de constranger a criança. “Essas imagens que ficariam livres para um número indeterminado de pessoas poderiam ser usadas de maneira errada e isso fere os Artigos 17 e 18 do Ecriad. Outro problema é que qualquer celular ou computador podem ser “hakeados” e assim essas imagens poderiam ser publicadas na Internet. Nosso dever como transportadores legalizados é zelar para que isso nunca ocorra”, alerta Silvia Regina.

A presidente explica também os custos que serão gerados aos donos das vans, para a implantação dos equipamentos. A medida foi publicada no Diário Oficial de 25 de setembro, juntos com as demais alterações das normas para o credenciamento e funcionamento de vans e ônibus que fazem transporte escolar. Contudo, o Detran ainda precisa regulamentar. As mudanças irão afetar os 5.465 veículos que prestam o serviço no Espírito Santo e os que pretendem se cadastrar a partir de agora. (Relembre as mudanças)

O gerente Operacional do Detran|ES, Cleber Bongestab, destaca o QR Code como uma das alterações importantes. “O QR Code deverá estar afixado na lateral externa do para-brisa. Com ele os pais poderão verificar – por meio do próprio celular – se o veículo está regular e se atende todas as normas para realizar o transporte de escolares”. Bongestab reforça que o Detran|ES vem trabalhando para disponibilizar aos pais mecanismos mais eficientes para que eles saibam quem está transportando seus filhos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas