Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Infestação de pombos e ratos preocupa moradores de Jardim da Penha

Infestação de pombos e ratos preocupa moradores de Jardim da Penha

Duas espécies de animais, ratos e pombos, vem deixando os moradores de Jardim da Penha, Vitória, em alerta.

A reportagem de ESHOJE esteve pelas ruas do bairro e ouviu relatos de moradores, que alegam ratos próximos à Orla da Praia de Camburi – divisa com Jardim da Penha -, e pombos que se espalham por todo o bairro, principalmente próximo às praças. 

De acordo com o coordenador geral da Associação de Moradores de Jardim da Penha (AMJAP), Peterson Pimentel, no que tange a questão dos ratos, existe uma incidência envolvendo roedores grandes. Já os pombos são uma constante do bairro há tempos. 

“Esses animais [ratos e pombos] têm um alto risco de doenças e a gente vem tomando precaução no sentido de não alimentá-los, principalmente dando pipoca quando se está nas praças. No entanto, por ser algo novo a questão dos ratos ,estamos solicitando apoio à Prefeitura Municipal de Vitória (PMV)”, apontou. 

Peterson Pimentel solicita o apoio da prefeitura para alguma solução ou amenização. “Nós pedimos o apoio da prefeitura, que por meio do serviço de zoonoses pode estar auxiliando nessa questão, para que esse nicho cesse qualquer possibilidade do incremento desse desafio”, ponderou. 

Procurada, a PMV informou que o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza constantemente ações de combate a roedores. Todas as orlas da cidade, inclusive de Camburi, recebem duas vezes ao ano aplicações de raticidas. 

A PMV ainda esclarece que o CVSA também faz orientações a comerciantes e moradores para que sejam adotados alguns cuidados nas áreas interna e externa das residências e edificações que possam contribuir para a redução do número de ratos e de outras pragas urbanas. 

Demandas relativas a infestação de pombos e roedores devem ser protocoladas pelo Fala Vitória 156, com detalhamento da situação e local para atendimento (rua, avenida, logradouros, etc) para que a equipe possa realizar o atendimento e tomar as medidas necessárias.

Causas e consequências 

Quando se tem um grande adensamento de animais principalmente ratos e pombos, doenças podem surgir. Segundo a bióloga Ana Carolina Srbek, esses animais têm naturalmente no organismo microrganismos que não causam doenças para eles, mas sim para outros animais domésticos e para população humana. 

“Quando eles ficam condensados em um local pode ter um acúmulo de fezes ou de outras excretas, o que facilita a aglomeração de microrganismos. Os principais agentes são as bactérias e os fungos”, ressaltou. 

Busca por locais e alimentos são as principais causas da aglomeração desses animais, de acordo com Ana Carolina. No caso dos pombos, acontece quando pessoas dão algum alimento.

Além disso, a bióloga ressalta que, no caso dos ratos, as doenças mais comuns são hantavírus e leptospirose. Já os pombos tem doenças transmitidas por fungos que podem afetar o sistema respiratório. 

“Não tratadas essas doenças podem levar a óbito. As pessoas vão apresentar algum tipo de sintoma, então devem procurar um atendimento médico. No entanto, a transmissão só irá acontecer se os animais estiverem doentes e aglomerados, por isso é importante que eles não se aglomerem próximos a residências e parques, onde as pessoas passam a fazer alguma atividade”, esclareceu. 

 

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas