Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Infestação de mosquitos coloca repelentes no cardápio dos bares da Rua da Lama

RUA DA LAMA1A Av. Anísio Fernandes Coelho, mais conhecida como “Rua da lama”, é um dos locais mais frequentados de Vitória. Mas está se tornando conhecida por outro motivo: os mosquitos. Quem mora ou trabalha por lá confirma. São tantos que os balcões do comércio, por exemplo, já têm repelente e raquete elétrica.

A caixa Beatriz Alves trabalha na Rua da Lama há três anos. Ela diz que os mosquitos aparecem mais no fim do dia, entre 17h e 18h. Isso tem espantando os clientes. “Aqui fica infestado. Tem clientes que nem sentam nas mesas. Fica tipo uma nuvem de mosquitos. Tanto aqui quanto nos restaurantes do lado e na rua”.

Ela conta que os clientes já até tem acesso a raquete e repelente. Mas nem sempre foi assim. “Foi a partir desse fim de ano. Acho que é devido ao tempo e clima. O carro do fumacê passou apenas uma vez. É horrível até para nós, que trabalhamos”.

A estudante Thays Lugon trabalha em uma Hamburgueria e conta que eles até mesmo trocam a cor das mesas na tentativa de espantar os mosquitos. “Aqui está cheio, principalmente à noite. Ninguém aguenta mais. Aqui trabalhamos com álcool e com mesas mais claras. As escuras chamam mais mosquitos. É o que podemos fazer, por enquanto”.

O técnico em segurança do trabalho Hélio Domingues mora no bairro há 32 anRUA DA LAMA4os. Com as pernas cheias de picada de mosquito, ele conta que já procurou a prefeitura de Vitória. Mas não adiantou muito. Entramos em contato com o 156 da prefeitura e eles não souberam nos informar o número para chamar o carro do fumacê. Disseram ser do meio ambiente, mas não quiseram ou souberam informar. A ouvidoria não deu retorno. Fiz a reclamação pelo Fala Vitória há dois dias e até hoje não tivemos retorno. A situação está realmente muito difícil”.

Ele conta que a situação ficou insustentável há cerca de 20 dias. Antes ela existia, porém, em menor proporção. “Acredito ser a degradação do meio ambiente e até o rompimento da barragem de Mariana. Talvez tenha desencadeado isso”.

Prefeitura de Vitória

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), informou por nota que o novo itinerário para o carro do fumacê  já está disponível no site da Prefeitura. A Semus disse que o primeiro bairro a ser contemplado foi o de Jardim da Penha, na noite de terça-feira (19).

A Semus disse ainda que o CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas