Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Imagem de Nossa Senhora Aparecida vai passar por 15 municípios capixabas

Laureen Bessa – [email protected]

dsc02012-160357A Padroeira do Brasil está chegando ao Espírito Santo. Nesta terça-feira (5), o arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha e o coordenador da Pastoral, padre Anderson Gomes, chegam à capital capixaba com a réplica da imagem da Nossa Senhora Aparecida, vinda diretamente do Santuário, em São Paulo. Por volta 16h30, a representação da mãe de Cristo será acolhida pelos fiéis no Aeroporto de Vitória. Ela segue em carreata com o carro dos Bombeiros até a Catedral Metropolitana, localizada na Cidade Alta.
A partir das 18h, uma missa presidida por Dom Luiz será celebrada para dar início a peregrinação da imagem. Em seguida, ela será encaminhada para a primeira das seis áreas que englobam a Arquidiocese de Vitória. Ao todo, 74 paróquias irão receber a réplica de Nossa Senhora Aparecida. A imagem deve ficar em solo capixaba até o dia 30 de julho.
A Arquidiocese de Vitória engloba 15 municípios, sendo: Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Guarapari, Fundão, Anchieta, Alfredo Chaves, Marechal Floriano, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Brejetuba, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.
De acordo com o padre Anderson, cada paróquia terá liberdade para tomada de ações que envolvam a sociedade. “O católico tem um carinho muito grande pela Nossa Senhora, além da devoção e reflexão, temos que trabalhar a nossa evangelização. Dessa forma, as paróquias poderão levar a representação da Mãe de Cristo a outros locais, como escolas, hospitais e até presídios. Cada paróquia deve ficar com a imagem uma média de até três dias. Precisamos abrir o coração e acolher o que ela (Nossa Senhora) fala, precisamos parar e ouvir o que ela falou e fez pela história da nossa salvação”, contou.
Jubileu de 300 anos
A peregrinação de Nossa Senhora Aparecida está sendo realizada pelo jubileu de “300 anos de bênçãos”, que é marcado pelos três séculos do encontro da imagem milagrosa no rio Paraíba do Sul, completados em 2017. “Esse é o momento de devoção, fé e acolhimento. A imagem é o símbolo da presença de Maria e sua sensibilidade na história de Cristo. Para que possamos nos sentir mais próximos da salvação”, afirmou padre Anderson.
A primeira região a receber a imagem peregrina é a Pastoral Benevente (Guarapari, Anchieta e Alfredo Chaves). A representação de Nossa Senhora Aparecida ficará nesta área entre os dias 6 de janeiro a 2 de fevereiro. No dia 4 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Alfredo Chaves –entregará a imagem à Paróquia São Miguel Arcanjo, localizada em Araguaia, iniciando a peregrinação pela área Serrana. Ela irá ficar circulando pelas cidades até o dia 1º de março.
Programação de janeiro da imagem peregrina de Aparecida:
6 a 9 – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Perocão
10 a 11 – Paróquia Sagrada Família – Praia do Morro
11 a 16 – Paróquia São Pedro – Muquiçaba
16 a 20 – Paróquia São José – São José
21 a 23 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Centro
23 a 27 – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Meaípe
27 a 31 – Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Anchieta
31 de Janeiro a 3 de Fevereiro – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Alfredo Chaves

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas