Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

IJSN comemora terceiro crescimento consecutivo do PIB do Espírito Santo

Mais uma vez o ES apresenta um saldo positivo em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), permanecendo pelo terceiro trimestre consecutivo com valores mais altos que os nacionais. Enquanto nos últimos quatro trimestre (um ano) o Brasil cresceu 1,3%, estado teve um crescimento de 2,1%. Sendo o melhor resultado capixaba dos últimos 10 trimestres.

Grafico PIB

Os valores foram divulgados nesta quarta-feira (20) pelo Instituto Jonas dos Santos Neves (IJSN), em relação ao 1º Trimestre de 2018. Esse PIB trimestral reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual, que é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Os setores que mais se destacaram no desenvolvimento em relação a 2017 foram do comércio varejista, e o de serviços. No varejo as vendas se desenvolverem na área de veículos e peças automotivas, setor este que sofreu grande queda na época de crise e agora se recupera. Já no setor de serviços as principais alavancas foram as áreas de transportes e o aumento do consumo familiar.

Outro ponto positivo da época é o aumento da confiança do investidor capixaba que segundo a diretora presidente do ISJN, Gabriela Lacerda é uma das principais alavancas da economia capixaba. “A gente aumentou em 2,4 pontos percentuais o nosso índice de confiança do empresariado. Isso é importante porque o empresário confiante vai retomar projetos e fazer novos investimentos”, relata Gabriela.

Neste primeiro trimestre, houve também um aumento no número de empregos ofertados. Os destaques foram 2.846 vagas no setor de indústrias de transformação e 4.219 na área de serviços, consolidando esse novo momento de geração de novos empregos.

A única queda apresentada, se deu em um dos setores mais importantes para o capixaba, o industrial. Situação justificada pela queda da produção do petróleo e gás na Indústria extrativista, e a diminuição do consumo da celulose na Indústria Transformadora.

Para os pesquisadores do instituto, os valores ainda representam um crescimento tímido em relação ao ápice econômico que tinha o estado, porém condizente com a melhora esperada, graças principalmente a confiança do empresariado capixaba.

Nos valores deste trimestre ainda não foram contabilizados os números relacionados a greve dos caminhoneiros, visto que são relacionados apenas aos meses de janeiro, fevereiro e março, e a paralisação aconteceu já em maio. Este só deve ser analisado no registo do segundo trimestre, mas ainda sem expectativas de impacto, já que é uma situação que pode ser recuperada ainda em junho.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas