Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Hucam recebe novos leitos de UTI e mamógrafo digital a partir da semana que vem

Thiago Sobrinho – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/10/30/1_fachada_hucam-44148.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'52710125167bb', 'cd_midia':44144, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/10/30/fachada_hucam-44144.jpg', 'ds_midia': 'Hucam', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da web', 'ds_midia_titlo': 'Hucam', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '320', 'cd_midia_h': '212', 'align': 'Left'}O Hospital Cassiano Antonio Moraes (Hucam), localizado em Maruípe, em Vitória, vai iniciar a próxima semana com novidades. A partir da segunda-feira (6), os exames de mamografia oferecidos pelo hospital serão realizados com um mamógrafo digital. O novo equipamento irá auxiliar na detecção do câncer de mama de mulheres de todo o Estado.
Os exames poderão ser marcados já a partir da semana que vem. Além dos atendimentos diários, o Hucam também irá organizar um mutirão de mamografia durante todos os sábados deste mês. Os exames começam a ser realizados no próximo sábado (11) e a previsão é que 60 mulheres sejam consultadas por final de semana.
“Já que dia 8 é o dia mundial de combate ao câncer dia, nós vamos disponibilizar durante todo o mês de abril um mutirão no qual iremos fazer 60 exames. Eles serão marcados pelas centrais de regulação do município e do estado”, explicou o superintendente do Hucam Luiz Alberto Sobral.
Ainda de acordo com Sobral, o novo equipamento vai permitir que uma nova mulher seja examinada a cada dez minutos. “O mamógrafo digital, além de ele ter uma imagem mais definida para algumas pacientes, principalmente as que têm mamas densas e que são grupo de risco, ele tem a grande vantagem de que a aquisição da sua imagem é mais rápida”, explicou.
Além de equipamentos, o Hucam também inaugurará novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital contava com apenas 8 e também a partir da semana que vem passa a ter 16. A previsão é que até agosto do ano que vem esse número suba para 58 leitos.
Apesar de ser um hospital público, o Hucam trabalha com a perfilização dos seus leitos. A decisão foi tomada quando professores e médicos definiram o perfil dop paciente que será consultado no Hospital das Clinicas.
“Uma vez perfilizado isso fica disponível ao gestor estadual na chamada regulamentação do Estado. Ele é que conhece quais pacientes podem vir para o hospital, quais leitos estão vazios. Se opaciente paciente se encaixa naquele perfil, ele vem direto”, ressaltou Sobral.
Melhorias no Hucam
Os avanços que o Hucam vêm vivenciando nos últimos meses são resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A empresa, uma estatal ligada ao Ministério da Educação (MEC), busca reestruturar os hospitais universitários de todo o país e o Hucam foi um deles.
Fora os novos leitos e o mamógrafo digital, o hospital conta com outros equipamentos para exames especializados, como ressonância magnética nuclear, tomografia computadorizada, entre outros aparelhos que estão em funcionamento desde o último ano.
As primeiras mudanças que começam a ser observadas porque a gente tem um hospital, que apesar de ser um hospital escola, ele está inserido nas redes de atenção à saúde, principalmente na rede cegonha e com a rede de urgência e emergência.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas