Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Hucam lembra Dia Mundial do Rim com atividades gratuitas de prevenção

Thiago Sobrinho – [email protected]

Há dez anos, o treze de março é lembrado como o Dia Mundial do Rim. Para comemorar a data, o Hospital das Clínicas (Hucam) irá realizar atividades durante toda durante toda a quinta-feira (12) em diversos pontos de Vitória. A ação terá o objetivo de conscientizar os capixabas sobre o mau funcionamento dos órgãos essenciais para o funcionamento do corpo humano: os rins.
Com atendimento ao público, distribuição de garrafinhas de água e esclarecimento de dúvidas sobre a boa saúde renal, as atividades acontecerão na praça do pedágio da Terceira Ponte, na Rodoviária de Vitória e no próprio Hucam, que fica em Maruípe. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas sejam atendidas.
De acordo com o especialista em nefrologia, Alexandre Bittencourt Pedreira, o dia serve chama atenção para os cuidados que a população deve ter com os orgãos. “Uma das ações desse é identificar indivíduos que têm doenças renais e não sabem. E muitas vezes é um momento para poder intervir e estabilizar a doença ou evitar sua progressão”, destacou.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10% da população brasileira pode ter problemas renais ainda neste ano. Só nos ambulatórios do Hucam, cerca de 200 pessoas – entre crianças e adultos – recebem atendimento nefrológico semanalmente por aproximadamente 50 profissionais.
Para o coordenador da área de nefrologia do Hospital das Clínicas e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Lauro Vasconcellos, o maior problema das doenças nos rins é que elas são – em sua maioria – silenciosas. “Dividimos a doença de rim em estágios de 1 a 5: na fase final, os pacientes têm de passar por diálise ou um transplante. Mesmo assim, apenas 10% da população chega ao estágio terminal e, ao chegar nesse ponto, não tem muito o que fazer, ela já perdeu o rim”, alertou o especialista.
Ainda de acordo com o coordenador, alguns fatores podem desencadear doenças renais. “Comer muito sal, tomar pouca água e medicamentos sem prescrição médica – principalmente antiinflamatórios – são práticas que podem desencadear complicações renais”, disse. “Inchaço, anemia, infecção urinária (cistite) e pressão alta são alguns dos sintomas”, listou o médico sobre sintomas que podem indicar a enfermidade.
O Dia Mundial do Rim é promovido pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Neste ano, a campanha vem com slogan “Rins Saudáveis”.
Hucam
Além de ser referência no Estado para o tratamento de nefrologia, o Hospital das Clínicas, que fica dentro do Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Maruípe, irá apresentar novidades no decorrer deste ano. “Estamos em fase de normatizar o hospital para que, ainda este ano, nós possamos realizar transplantes de rins em adultos e crianças”, prometeu Lauro Vasconcellos, coordenador da área de nefrologia do Hucam.
Semanalmente, cerca de 200 pessoas recebem atendimento para tratar doenças renais no Hospital das Clínicas. Ao todo, cerca de 50 profissionais prestam atendimentos diários – 12 nefrologistas adultos e três infantis, três médicos em formação (residentes), além de 10 enfermeiras.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas