Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Hospital São Lucas recebe vistoria da Federação Nacional dos Médicos

por Laureen Bessa – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/09/1_fenam_no_s__o_lucas-95484.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5437110937c0e', 'cd_midia':95479, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/09/fenam_no_s__o_lucas-95479.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Divulgação/Fenam', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '262', 'align': 'Left'}Passados dois anos desde a última visita, integrantes e diretoria da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), voltaram ao Estado na tarde desta quinta-feira (9), para reavaliar a estrutura hospitalar e médica do Hospital São Lucas, no Forte São João. O Sindicato dos Médicos (Simes) e o secretário estadual da pasta da Saúde acompanharam a vistoria.
De acordo com o presidente da Fenam e também presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira Filho, a diretoria da federação está satisfeita com a inauguração do São Lucas e a abertura de mais leitos no Estado.
“Atualmente temos 93% da população brasileira insatisfeita com a saúde pública, temos 1,8 a 2 leitos por mil habitantes, não é só o Espírito Santo, é o Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e tantos outros estados do país que vivem o mesmo quadro dramático de paciente em corredores por falta de leitos. Reconhecemos os trabalhos realizados pelos atuais gestores, mas tem que se investir mais. Agora temos um hospital mais moderno e espero que dentro do esperado as portas sejam abertas para a população”, declarou Ferreira.
A diretoria da Fenam vai ficar no Estado até o próximo sábado (11), e ainda deve realizar uma visita técnica ao Hospital São Lucas Urgência e Emergência, localizado nas dependências do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira.
Segundo Ferreira, na última visita ocorrida em 2012, as condições do hospital era dramática e violava os direitos humanos. “Reunimos diversos dossiês, o retrato é mesmo em diversos outros hospitais da rede pública no Brasil, estamos com uma ação nacional que apresentaremos na Comissão Interamericana de Saúde, em Washington (EUA), para que sensibilize o Governo Federal a investir e melhorar o Sistema Único de Saúde. Não podemos permitir que pacientes morram desnecessariamente por falta de leito em hospitais”, frisou.
O presidente do Simes, Otto Baptista, contou ainda que as vistorias são realizadas em todas as capitais do país e visa fiscalizar e denunciar os problemas existentes. “Todas as capitais e Regiões Metropolitanas estão recebendo a visita da diretoria da federação, nosso papel como sindicato é fiscalizar, denunciar e buscar melhores condições de trabalho e para os próprios pacientes. Os problemas não estão só no nosso Estado, mas no Brasil inteiro, ainda temos o sucateamento dos hospitais e precariedade da atenção básica. Precisamos de mais investimentos no norte e no sul do Estado para desafogar os hospitais da Grande Vitória. Reconhecemos os esforços e já percebemos que está tudo dentro do aceitável e as pessoas estão sendo assistidas”.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde (Sesa), Tadeu Marino, o Espírito Santo passou por um longo período sem investimentos na área. “Quando iniciou as obras de reforma do São Lucas, em fevereiro de 2008, estávamos com pacientes nos 160 leitos que precisou ir para os 90 no HPM, dizemos que mudamos para uma casa menor. Dias melhores existem e melhorou, temos hoje 1.250 leitos em funcionamento e acredito que o trabalho de investimento irá continuar. Para o saúde dar uma respirada será preciso inaugurar pelo menos mais mil leitos nos próximos quatro anos”.
Marino informou ainda que até dezembro deste ano, 175 leitos estarão ativos. Além disso, dentro de 18 meses, com a finalização das obras de ampliação do Hospital São Lucas, no Forte São João, serão ao todo 260 leitos e urgência e emergência em pleno funcionamento.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas