Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Hospital Jayme Santos Neves recebe primeiro paciente com suspeita de Covid-19

Hospital Jayme Santos Neves recebe primeiro paciente com suspeita de Covid-19
Foto: Divulgação/Sesa

Um homem com sintomas de ter Coronavírus (Covid-19) foi internado no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.

O primeiro caso suspeito no ES foi registrado na noite desta terça-feira (25) quando um homem, recém-chegado de uma viagem a Itália, procurou a UPA de Carapina, também na Serra, para receber atendimento médico.

Ele apresentava os sintomas iniciais da doença. O paciente foi encaminhado para o Hospital Jayme Santos Neves, também na Serra, que é referência no Estado para atendimento e tratamento de doenças infectocontagiosas. Ele está na área de isolamento.

Até o momento, há caso um caso confirmado de coronavírus no Brasil, em São Paulo. Por nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que o paciente está sendo monitorado e exames laboratoriais serão realizados para confirmar ou não a doença. O caso foi comunicado ao Ministério da Saúde. Devido ao atendimento do caso suspeito de Coronavírus na UPA de Carapina, os demais pacientes foram encaminhados para outras unidades do município.

A China é o país que registra o maior número de casos do Coronavírus no mundo, e a Itália é o principal foco da doença no continente Europeu. Outros sete países também foram classificados pelo Brasil como área de risco, são eles: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Tailândia.

Serra

A Prefeitura da Serra disse, por nota, que a UPA está funcionando normalmente e todos os procedimentos de precaução foram realizados.

Por se tratar de um casos suspeito de coronavírus, ainda é necessário aguardar os resultados dos exames para confirmação ou não da doença. Isso deve acontecer até a próxima quarta (4)

“Conforme protocolo, o paciente foi isolado e, em seguida, transferido para o Estado, no Hospital Jayme Santos Neves, para atendimento e acompanhamento neste hospital estadual de referência. Toda a equipe que atendeu o paciente utilizava equipamento de proteção e a UPA já foi higienizada”, informou no comunicado.

Linhares

Por nota, a secretaria municipal de Saúde de Linhares disse que o paciente diagnosticado com suspeita de coronavírus no Espírito Santo não é morador de Linhares e sim da Grande Vitória.

A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (26) pelo secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Segundo a secretaria, a notícia de que o paciente seria de Linhares foi publicada erroneamente na manhã desta quarta (26).

“As equipes de Saúde da Prefeitura de Linhares irão desenvolver no decorrer desta semana um fluxo de notificação e coleta de material para os casos suspeitos de coronavírus no Município. As medidas estarão concentradas em identificar e comunicar às autoridades sanitárias qualquer suspeita sobre o novo vírus. Para garantir mais agilidade nas notificações, o município irá disponibilizar a ficha de notificação do coronavírus nas unidades de saúde da sede e do interior de Linhares, já a partir da próxima semana”, disse.

A secretaria disse também que, além de promover a notificação imediata de qualquer caso suspeito, vai atualizar os serviços de saúde do município que atenderão possíveis casos suspeitos de coronavírus conforme as recomendações de prevenção e diagnóstico recomendadas pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, disse que rede municipal de saúde tem à disposição os materiais indicados para prevenção, protocolo para atendimento dos pacientes e registro de notificações.

“Os equipamentos de proteção individual recomendados pelo Ministério da Saúde são simples e estão disponíveis em nossa rede municipal. Inclusive, o Hospital geral de Linhares (HGL), já está se preparando para caso, eventualmente, surja algum paciente com esses sinais e sintomas, visando sempre o diagnóstico rápido para realizarmos a intervenção necessária”.

De acordo com a secretaria, como outras síndromes respiratórias, não há tratamento específico para o contágio pelo coronavírus, apenas medicação para alívio dos sintomas, como febre e dores.

A recomendação, dada a facilidade de transmissão, é o isolamento do paciente com monitoramento dos sintomas, repouso e consumo de muito líquido para garantir a hidratação. O período de incubação, ou seja, prazo para que os sintomas comecem a aparecer após o contágio, é de 7 a 15 dias, em média.

“Para evitar a transmissão pelo vírus, as orientações são: lavar bem as mãos, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar aglomerações, entre outros. Pessoas com viagem marcada a locais onde há casos confirmados, a recomendação do Ministério da Saúde é aplicar todas as medidas preventivas, inclusive o uso de máscara cirúrgica”, orientou a secretaria.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas