Dólar Em baixa
5,185
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,185

Hospital Infantil de Vila Velha recebe 26 novos leitos de terapia neonatal

Atualmente com 25 leitos de terapia neonatal, o Hospital Infantil de Vila Velha (Himaba), passará atender com 51, após transferência do serviço de terapia intensiva neonatal do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra. A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde (Sesa), Ricardo de Oliveira, na tarde desta terça-feira (6). O objetivo é de melhorar o atendimento materno infantil e organizar o fluxo neonatal.

“Essa transferência é para melhorar e muito o atendimento materno infantil. Nós temos uma estrutura aqui no Himaba muito mais completa para atender as mães que demandam um serviço de parto. Vamos melhorar substancialmente o atendimento materno infantil”, acrescentou o secretário.

Outro ponto para a mudança é que o Dório Silva não possui maternidade, por isso segundo Ricardo de Oliveira é importante colocar o atendimento materno infantil em um só lugar. “O Dório hoje tem uma missão, tem um papel e que não comporta nesse atendimento, o atendimento materno/infantil, até por que ele não tem maternidade. Então por isso que o serviço está vindo para o Himaba, porque o perfil do Himaba é de ser uma maternidade, que já é. Nada mais correto e melhor do que alocar aqui todo atendimento materno infantil”, destacou Ricardo de Oliveira.

Além dos novos leitos, o Himaba vai contar com quatro Unidades de Terapia Intensiva Maternal e foram acrescentados os berços cangurus. Esse espaço onde foram implantados os leitos, não estava sendo utilizado e agora às mães poderão ficar e acompanhar de perto o progresso de seus filhos.

A transferência dos leitos de terapia neonatal do Dório Silva para o Himaba deve acontecer por completo até esta quinta-feira (8). Já o espaço que vai ficar no Hospital Estadual da Serra, será usado na implementação de 52 leitos. Atualmente o Dório Silva, tem 203 leitos, mas o secretário confirmou a construção de mais.

“No Dório Silva, nós vamos criar mais 177 vagas. Já estamos fazendo a obra e vamos continuar com essas obras até o começo do ano que vem. Esses leitos funcionarão para o serviço de retaguarda para nossa rede de urgência e emergência e para serviço de outros, como hemodiálise, cirurgias ginecológicas, reumatologia, nefrologia e hemorragia digestiva”, destacou.

De acordo com o secretário não foi feito muito investimento para essa mudança, já que se trata de um espaço que o hospital já possuía, e foi feito somente a transferência de leitos. “O que estamos fazendo é reorganizar o fluxo para permitir uma melhor qualidade de atendimento e mais eficiência na aplicação de recursos. Colocando o atendimento aqui (Himaba) você tem  muito mais escala e consegue atender muito mais gente”.

HPM pode receber o Infantil de Vitória

O hospital estadual São Lucas foi reaberto na última semana, no Forte São João, levando os atendimentos de urgência e emergência, que estavam sendo feitos no Hospital da Policia Militar (HPM), para as novas instalações. Com isso, o atendimento no corredor do HPM não acontece mais e a expectativa é que os pacientes em condições de transferência serem levados para São Lucas, esvaziando a unidade localizada em Bento Ferreira.

Porém, tão logo esvaziado, o HPM poderá ser reutilizado pelo Governo Estadual, para receber os pacientes do Hospital Infantil de Vitória, que passa por obras. A unidade será reformada e, segundo o secretário Ricardo de Oliveira, a unidade militar é uma opção para manter o atendimento. A informação já é comentada entre os servidores, mas não confirmada pelo governo.

“Estamos reformulando o atendimento hospitalar na Grande Vitória e várias medidas já foram anunciadas. A questão do Hospital Infantil de Vitória nós estamos estudando e vamos também comunicar em breve uma solução. Eu não posso adiantar, porque não terminou ainda o estudo exatamente e nem a modelagem do que vai acontecer. Estamos discutindo como uma das alternativas, para melhorar o atendimento infantil aqui da Grande Vitória utilizar a estrutura do HPM. Mas esse martelo ainda não está batido”, concluiu. (Hanna Carolina – [email protected])

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas