Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves abre mais 99 leitos

pshospitaljayma_romero__6_-16736 Nesta quarta-feira (01) o governador Renato Casagrande visitou os novos serviços oferecidos à população no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. O Hospital disponibiliza à população mais 99 leitos a partir desta quinta-feira (02): são 30 de Hospital Dia, 14 no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e 55 no Pronto-Socorro. No total, serão ofertadas 259 vagas de 424 previstas até o fim do ano.

Também estiveram no hospital o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, do vice-governador, Givaldo Vieira e de diretores da Unidade, além de demais autoridades.

Com a abertura do Pronto-Socorro, nesta quarta-feira (01), que terá capacidade para oito mil atendimentos mensais, o novo Hospital estará apto a receber diretamente os pacientes, além de remoções de urgência feitas pelo Samu 192, Bombeiros ou Polícia. Até então, a Unidade recebia somente encaminhamentos.

“A cada dia, estamos melhorando os nossos serviços em Saúde, trabalhando firmemente para novos leitos no Espírito Santo, e serão mil novos leitos até o final de 2013. E esses novos 55 espaços, no Hospital Jayme Santos Neves, são muito bem estruturados, com equipamentos que os igualam a UTI’s, para melhor atender a quem necessita de serviços de urgência. Aqui também temos novos 30 leitos de hospital/dia, além de 14 leitos para tratamento de queimados”, destacou o governador.

Casagrande também salientou que, em breve, o Governo do Estado colocará o hospital São Lucas em funcionamento e também iniciará a construção do novo Hospital Infantil. “São obras que garantirão ainda mais qualidade à nossa saúde pública, sempre, focadas em nossa premissa de fazer mais para quem mais precisa”, disse.

O secretário José Tadeu Marino ressaltou a importância da entrega desses leitos. “É com muita alegria que entregamos mais 99 leitos, em um Hospital mais amplo que permite um atendimento mais humanizado à população. A realidade de corredor cheio já esta mudando com a abertura de novos leitos, e até final do ano que vem nós vamos conseguir melhorar muito essa situação”.

O novo Pronto-Socorro assumirá os serviços de urgência e emergência que deixarão de ser prestados pelo Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, nesta quinta (02). Ele passará por uma readequação do perfil de atendimento, contando com leitos de retaguarda e voltado para pacientes crônicos, que representam uma nova e crescente demanda para a saúde pública.

Inaugurado há pouco mais de dois meses, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves oferecerá de modo ampliado todos os serviços do Dório Silva. Além dos novos 99 leitos, outros 160 já estão em funcionamento, sendo 40 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), totalizando 259. Isso sem contar o serviço de ambulatório, que já está atendendo.

O novo Hospital é o maior e mais moderno, entre públicos e privados, do Espírito Santo, com 424 leitos. Devido ao seu tamanho, são 31,6 mil m² de área construída, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) elaborou um cronograma para abertura de seus serviços à população.

Até o final do ano, A Unidade funcionará com todos os seus leitos, oferecendo ainda referência em gestação de alto risco e cirurgia cardíaca, que é novidade. Os pacientes terão acesso às especialidades de cardiologia, vascular, cabeça e pescoço, bucomaxilofacial, aparelho digestivo (exceto oncologia), urologia, ortopedia, ginecologia obstetrícia, neurocirurgia, oftalmologia, plástica reparadora e geral (não estética, para casos de queimaduras graves).

Números

Desde o dia 24 de fevereiro deste ano, quando foi inaugurado, até 28 de abril, foram realizadas 582 internações no novo Hospital – sendo 232 no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Na média geral, isso representa mais de nove internações por dia.

Do total de 346 cirurgias realizadas, as de traumatologia/ortopedia foram maioria, com 220 ou 60%. As demais 126 se dividiram entre as áreas de cirurgia geral, plástica, torácica, vascular, odontológica, neurológica, urologia e procedimento de anestesia.

Foram feitos ainda 32.689 exames – incluindo laboratoriais, Raio X, tomografia, ultrassonografia, endoscopia alta e baixa, além de transfusão de sangue – e 1.741 consultas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Estou a procura de mais experiências em outros hospitais e quero muito trabalhar com vcs já trabalhei no metropolitano 3 anos e 7 meses e quero muito tb trabalhar com vcs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas