Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Horário de verão começa dia 15 de outubro

horario_de_verao_38568-42640

Por: Ygor Cássio (redaçã[email protected])

No dia 15 de outubro começa o horário de verão na maior parte do território brasileiro e segue até 17 de fevereiro do próximo ano. Durante o período, a população deve adiantar os relógios em uma hora.

Foto: Ailton Braine
Foto: Ailton Braine

O autônomo Evandro Alves, que tem uma barraca de frutas no bairro Jardim Camburi, disse que horário de verão “é horrível” porque ele acorda muito cedo. Porém, para os negócios “é ótimo”. Ele contou que geralmente acorda 3h30 da madrugada, com o horário de verão dorme uma hora a menos.  “Para as vendas é bem melhor. No horário normal fecho às 17h30 porque está escuro. No horário de verão fico até 19h30, tem muita gente andando na rua. As minhas vendas aumentam cerca de 40%”, comentou.

“Eu amo! Sair do serviço ainda claro parece que o dia rende mais. Mesmo sabendo que está escuro quando eu acordo, eu gosto”, disse a administradora Fabíola Loureiro.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), com a adoção da medida há uma redução significativa nas tarifas de energia. Nos últimos dez anos têm sido atingida uma média de 4,5% na redução da demanda de energia elétrica, e uma economia no consumo que gira em torno de 0,5%, o que equivale ao consumo mensal de energia da cidade com 2,8 milhões de habitantes. As análises técnicas demonstram que essa redução de demanda evita investimentos de cerca de R$ 7,0 bilhões.

Segundo pesquisa conduzida pelo Ministério, 82,2% da população aprova o horário de verão, porque proporciona benefícios, como o melhor aproveitamento da energia elétrica. Além disso, o horário de verão propicia o aumento de convívio familiar e proporciona mais tempo para praticar atividades de esporte e lazer.

O horário de verão é usado no Brasil desde a década de 1930, com algumas pausas. A medida vale para 10 estados brasileiros e o Distrito Federal, entre eles estão Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo. A medida não é aplicada nos Estados do Norte e Nordeste, pois estão mais próximos da Linha do Equador, onde há uma diferença menos significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno, gerando pouca economia elétrica.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas