Dólar Em baixa
5,192
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,192

Hoje é o dia do Vaso Sanitário; entenda por que a data existe e sua importância

Hoje é o dia do Vaso Sanitário; entenda por que a data existe e sua importânciaO Dia Mundial do Vaso Sanitário, celebrado em 19 de novembro, é uma data que pode parecer brincadeira, mas trata de um assunto sério: a falta de saneamento básico em diversos lugares do globo.

O World Toilet Day, como é conhecido internacionalmente, ajuda a conscientizar a sociedade e os governos sobre a enorme quantidade de pessoas que não possuem acesso à um vaso sanitário limpo e com sistema de saneamento adequado.

O Espírito Santo não foge à esta realidade: dentre os 78 municípios do estado, 17 não recebem atendimento e nem cobertura de esgoto, representando 21.7% do total.

São eles: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio do Novo, Apiacá, Boa Esperança, Brejetuba, Conceição de Castelo, Fundão, Irupi, Iúna, Pancas, Novo Rio do Sul, Santa Leopoldina, São José do Calçado, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

O dado é do quadro de informações gerais dos municípios atendidos pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), em todo o Estado.

Vale ressaltar que a população atendida é a efetivamente conectada à rede da Cesan. Já a população coberta é a efetivamente conectada à rede da Cesan somadas às disponíveis e ainda não conectadas pelo cliente.

No entanto, mesmo não recebendo atendimento e cobertura de esgoto, dos 17 municípios, sete deles contam com pelo menos 204 redes existentes de esgoto. Com isso, o total de investimentos de 2018, em esgoto, ultrapassou o valor de R$ 131. 700 milhões.

Esgotamento sanitário

De acordo com dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 78,6% dos domicílios capixabas tem esgotamento sanitário ligado a rede geral ou fossa ligada à rede; 17,3% com fossa não ligada à rede; e 4% com outra forma de esgotamento.

Sendo, 1.099 domicílios com esgotamento sanitário ligado a rede geral ou fossa ligada à rede; 242 com fossa não ligada à rede; e 56 com outra forma de esgotamento. Junto disso, são 3.103 moradores em domicílios com esgotamento sanitário ligado a rede geral ou fossa ligada à rede; 703 com fossa não ligada à rede; e 163 com outra forma de esgotamento.

Parceria 

A Prefeitura Municipal da Serra firmou uma Parceria Público Privada (PPP) com a Cesan/Ambiental Serra, para ampliar a cobertura dos serviços de esgotamento sanitário. O objetivo é universalizar o acesso até 2023, tornando a Serra a primeira a ter 100% de esgoto tratado na Grande Vitória. Atualmente, a cobertura de rede de esgoto é de 85%.

Entre 2018 e 2019, foram notificados mais de 2.400 imóveis que não estavam conectados à rede. Destes, 81% já regularizaram a situação. A Prefeitura ainda esclarece que está intensificando as ações de fiscalização para punir com multa quem não estiver ligado à rede de esgoto.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas