HiitFaltando poucos dias para o verão, as academias estão lotadas de alunos buscando manter a boa forma, para chegar à estação mais quente do ano com tudo em cima, fazendo bonito em janeiro e no carnaval. Quem deixou a preparação física um pouco pra cima da hora tem como aliadas as atividades de alta intensidade, que proporcionam alto gasto calórico.

Chamadas de Hiit, sigla para “high intensity interval training”, ou treinamento intervalado de alta intensidade, esse tipo de atividade física é uma tendência do mundo fitness atual e do futuro, segundo relatório do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM). Os treinos têm pouco intervalo de descanso entre os exercícios e ser servem para aumentar o gasto calórico e atingir um melhor condicionamento físico.

Na Bodytech Vitória, duas novas modalidades foram lançadas recentemente como novas opções de exercícios de alta intensidade: Hiit Running  e  Hiit Bike.  “Nosso foco é no  aprimoramento, seja das condições de saúde, condicionamento físico ou da  performance , em  atividades que demandem apenas 30 minutos,  otimizando, de forma eficiente, a rotina de treinos”, explica Carlos Lima, gerente técnico da Bodytech Vitória.

Com duração de 30 minutos, as aulas têm o objetivo de otimizar o tempo dos alunos e gerar um alto gasto calórico. O exercício aumenta o metabolismo, fazendo com que o gasto de energia seja maior, assim como a frequência cardíaca. Em função da alta intensidade trabalhada, é gerada a sensação de que cada aluno deu o seu máximo no exercício. Os estímulos variam de 75% a 90% da capacidade aeróbica máxima de cada aluno, fazendo com que o metabolismo permaneça acelerado também após o término da aula, gerando um maior gasto calórico durante o exercício e no decorrer do dia, auxiliando no emagrecimento.

Estas novas atividades não são apenas uma versão mais curta das tradicionais . “O propósito do HIIT é gerar, através de estímulos repetidos, uma maior demanda sobre os sistemas fisiológicos, em uma magnitude superior ao que seria exigido de forma contínua, descreve Lima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *