Dólar Em alta
4,987
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
4,987

Hérnia de disco: postura correta pode impedir lesão

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cerca de 30% da população brasileira sofre com a hérnia de disco. O dado é de pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). A lesão é provocada pelo deslocamento da estrutura que fica entre as vértebras, responsáveis por evitar o contato entre uma vértebra e outra. Quando essa estrutura é abalada, causa dores, queimação e até a sensação de dormência. Um das causas mais comuns da hérnia de disco é a postura incorreta.

Os sintomas da doença geralmente aparecem na lombar. O modo de dirigir, sentar e fazer atividades físicas podem influenciar no surgimento da hérnia, já que em muitos casos ela se dá em decorrência do desalinhamento da postura. Fatores como obesidade também podem acentuar o problema, já que neste caso a coluna é ainda mais prejudicada pelo excesso de peso.

Para o especialista em dor crônica André Félix, é preciso ficar atento para que o problema não surja. “Todo cuidado é pouco. Para cada atividade, nosso corpo requer uma postura correta. Desde de sentar, correr e até dormir é necessário ter esse cuidado. A coluna recebe vários impulsos ao longo do dia, então se a pessoa não prepara o corpo adequadamente, ela vai acabar sofrendo com lesões”, explica.

Movimentos repetitivos, carregar muito peso e atividades que estejam expostas à vibração, como no caso de trabalhadores portuários, também são agravantes. O médico lembra que a hérnia de disco também pode comprometer outras áreas.

“Dependendo do local acometido pela lesão, pode até provocar dores de cabeça, no pescoço e nos ombros. Quando falamos em coluna, é importante destacar que por estar ligada a todas as terminações nervosas do corpo, os problemas na coluna vertebral podem causar dores e incômodos em outras áreas”, explica o especialista André Félix.

Para o problema ser evitado, André faz algumas recomendações. “Nunca fique apoiado por muito tempo em uma perna, por exemplo. No trabalho certifique-se que sua cadeira está na altura correta em relação ao computador, e para dormir, prefira colchões confortáveis e um bom travesseiro. Se você dorme de um lado só, é importante colocar um travesseiro como apoio entre as pernas”, indica o especialista.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas