Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) fez um rodízio para atender à população neste feriado prolongado de Semana Santa e conta com o apoio das pessoas. As unidades que vão funcionar são as localizadas em Vitória e Colatina.

A unidade de Colatina funciona, nesta quinta-feira (13), das 7h às 13h, com cadastramento de doadores até o meio-dia. Depois, retoma as atividades na segunda-feira (17). Já a unidade de Vitória funcionará, nesta quinta (13) e sexta-feira (14), das 7h às 19h, com cadastro até às 18h; e no sábado (15), das 7h às 18h, com cadastramento até às 17h.

 A diretora-geral do Hemoes, Sibia Marcondes, diz que a coleta de sangue é um serviço essencial, pois as bolsas de sangue coletadas são usadas para salvar vidas. Ela pede o apoio da população e ressalta que a ajuda será ainda mais importante neste momento, pois o estoque do hemocentro estadual está baixo. “Nos últimos tempos, o número de bolsas coletadas tem caído por causa da vacinação contra febre amarela, que impede a doação de sangue por 30 dias. Muitas pessoas ainda estão sendo vacinadas e outras ainda estão com menos de 30 dias de vacinadas”, comentou a diretora.

 Sibia esclarece que o Hemoes funciona em rede. Assim, uma bolsa de sangue coletada em Vitória, na Região Metropolitana, ou em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, pode salvar a vida de pessoas que estão sendo atendidas em serviços de saúde de outras regiões.

 Saiba quem pode doar

 Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

 O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

 Saiba mais

 – Hemoes de Vitória

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória.

– Hemocentro de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *