Dólar Em alta
5,163
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,163

Hanseníase: campanha prioriza 14 municípios e 182 mil alunos

Tudo pronto para a campanha nacional contra a hanseníase e verminose no Estado, que começa nesta segunda-feira (18) e deve atender 182.600 estudantes da rede pública, na faixa etária de cinco a 14 anos. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já preparou os 14 municípios capixabas prioritários para a campanha, além da cidade de Marataízes que também aderiu. A campanha vai até 30 de julho.

O objetivo é o diagnóstico precoce da doença que causa deformidades e incapacidades se não for tratada precocemente nas cidades onde o número de casos registrados da hanseníase foi considerado alto, conforme critérios do Ministério da Saúde. Todos os 14 municípios considerados prioritários aderiram à campanha que tem como lema “Hanseníase e Verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”.

De acordo com a coordenadora de Hanseníase da Sesa, enfermeira Marizete Altoé Puppin, a Secretaria realizou a articulação com os municípios, fez a capacitação técnica e o repasse de todo material de campanha, além do medicamento para tratamento das verminoses (parasitas intestinais conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarréia) que podem prejudicar o rendimento escolar.

Só para o controle das verminoses, foram distribuídos 175 mil comprimidos de albendazol, que serão administrados em dose única de 400mg, mediante consentimento por escrito dos pais.

“A partir nesta segunda-feira (18), os profissionais de saúde e da educação começam a campanha com o objetivo de identificar os escolares que apresentem sinais e sintomas de hanseníase através do método “espelho”, utilizado para o mapeamento das lesões, para posterior confirmação diagnóstica. O tratamento quimioprofilático para verminoses também será realizado, após os pais assinarem o termo de consentimento”, explicou.

Hanseníase

A técnica ressalta que a campanha lançada pelo Ministério da Saúde é interessante porque coloca a família como corresponsável nas ações que serão desenvolvidas nas escolas, nos 14 municípios prioritários, e também em Marataízes, que buscou a adesão espontaneamente e vai ser atendido.

Ela explica que o método espelho ou auto-imagem consiste em um formulário que deverá ser preenchido pelos pais ou responsáveis a respeito de sinais e sintomas sugestivos de hanseníase. O aluno com lesões sugestivas será encaminhado para os serviços de saúde para confirmação do diagnóstico de hanseníase e iniciará o tratamento imediatamente.

“Muita gente não procura o tratamento. Não dá a devida importância para a mancha que não coça, não dói, não incomoda. Ir até o escolar é uma forma de multiplicar as informações educativas na comunidade e fazer busca ativa das pessoas contaminadas”, destacou.

Sintomas

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria (bacilo de Hansen). Atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de dois a até mais de 10 anos.

A coordenadora alerta para a importância das pessoas procurarem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. O tratamento é gratuito e está disponível nos 78 municípios do Estado.

Números

– No Estado, os números vêm caindo ano a ano. Em 2012 foram 783 novos casos, contra 1.021, em 2011.

– Atualmente, há 815 pacientes em tratamento no Estado.

– O Espírito Santo apresenta um dos melhores índices de cura no Brasil: 92%. O bom desempenho se explica, em parte, pelo baixo índice de abandono de tratamento, que é de apenas 2%.

– O tratamento pode durar de seis meses a um ano.

Municípios prioritários

Afonso Cláudio

Alto Rio Novo

Cariacica

Colatina

Conceição da Barra

Itapemirim

Laranja da Terra

Linhares

Marataízes *

Santa Leopoldina

São Mateus

Serra

Viana

Vila Velha

Vitória

* Não está na lista dos prioritários, mas buscou adesão.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas