Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Há espaço para diferença entre presidenciáveis cair, diz cientista político

As últimas declarações de apoio ao presidenciável Fernando Haddad (PT) têm potencial para tornar mais apertada a diferença entre o candidato do PT e seu oponente, Jair Bolsonaro (PSL). Mas, diante da cristalização das preferências dos eleitores por seus candidatos e do pouco tempo até a votação de amanhã, uma virada do petista seria uma grande surpresa. A avaliação é de Rafael Cortez, cientista político da Tendências Consultoria Integrada.

Cortez observa que a vitória de Haddad dependeria de uma redução mais vigorosa do número de votos brancos e nulos, o que não tem se revelado nas pesquisas. Na pesquisa Ibope divulgada neste sábado à noite, brancos e nulos permaneceram em 10% dos votos válidos. Já na pesquisa Datafolha de hoje, o nível é de 8%. Ambos porcentuais estão acima dos cerca de 6% vistos na eleição de 2014, aponta Cortez.

Mesmo assim, o especialista acredita que os apoios divulgados durante o dia de hoje, “de várias áreas, como youtuber e o próprio ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)”, devem dialogar com os indecisos de última hora, podendo diminuir a diferença entre o petista e Bolsonaro.

Mesmo que não veja grande espaço para virada de Haddad, Cortez destaca que o resultado potencialmente mais apertado nas urnas vai dificultar a governabilidade de Bolsonaro em uma eventual administração, à qual se impõe uma agenda reformista. “Não é claro qual caminho a sociedade optou e há o risco político de ele se eleger com um discurso ‘anti-partidos’, o que dificulta a gestão do presidencialismo de coalização”, reforça.

Para o especialista, os dilemas de governabilidade que Bolsonaro deverá ter não estão devidamente precificados pelo mercado.

Na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada hoje, às vésperas da eleição, Jair Bolsonaro tem 54% das intenções de votos válidos, enquanto Fernando Haddad aparece com 46%. A diferença entre os dois candidatos caiu de 14 para oito pontos porcentuais em relação à pesquisa da última terça-feira, 23. No dia 15 de outubro, o candidato do PSL tinha uma vantagem de 18 pontos à frente do presidenciável do PT.

Já a pesquisa Datafolha de hoje mostra que as intenções de voto válidos de Bolsonaro passaram de 56% para 55% em relação ao levantamento de quinta-feira (25), enquanto o petista foi de 44% para 45%.

Letícia Fucuchima
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas