Dólar Em alta
5,006
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,006

H1N1: vacinas foram desviadas por servidores em unidades de saúde

Laureen Bessa – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/05/09/70x70/1_vacina_pedro_permuy2_eshoje-176549.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5730a8c8d6d98', 'cd_midia':176549, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/05/09/vacina_pedro_permuy2_eshoje-176549.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Pedro Permuy', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '466', 'align': 'Left'}Acordar de madrugada e ficar horas na fila das unidades de saúde para conseguir uma senha de vacinação. E, no final, não ser imunizado. Já ouviu esta história? Pois ela tem se repetido nas últimas semanas na Grande Vitória. Denúncia à redação de ESHOJE pode explicar a falta de doses de vacinas contra Influenza A (H1N1): funcionários de unidades de saúde, inclusive de área administrativa, desviaram doses de vacinas para beneficiar parentes e amigos, mesmo que estes não estivessem no chamado grupo prioritário (crianças, gestantes, puérperas – mulheres com até 45 dias de pós-parto – e idosos).
“Tomei logo que chegaram as vacinas. Minha irmã é servidora de uma unidade de saúde da Serra e fomos toda família. Eles se organizaram mais ou menos assim: hoje vem as famílias de fulano e fulano, como escala”, revelou mulher de 27 anos, sem doença crônica ou qualquer outro critério para vacinação.
Nos arredores das Unidades de Saúde Básica dos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra outros relatos dão conta de situações parecidas. No entanto, as prefeituras negam ter conhecimento deste tipo de ação, porque ainda não receberam denúncias.
Enquanto a população aguarda em uma longa espera para serem imunizados contra o vírus H1N1. Segundo o último boletim divulgado, no dia 17 de maio, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o dia 16, foram registrados 453 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Deste total, 79 casos de H1N1 foram confirmados por exames laboratoriais.
Além disso, os óbitos causados pela doença têm crescido, até o momento, há 15 casos confirmados por H1N1 e outros 40, estão em investigação para determinar o agente causador da morte.
Moradora de Soteco, em Vila Velha, Ruth Monteiro, 58, por três vezes tentou imunizar o seu filho de 15 anos contra o H1N1, já que ele tem bronquite asmática com crises frequentes. Mas até agora, nada de conseguir. “Toda vez que levei meu filho para vacinar, não consegui. Enfrentamos fila enorme, por horas, mas mesmo assim não conseguimos. Mas lá, tinha gente que não era do grupo prioritário sendo vacinado. Eram adultos e jovens, nem da região eram. Para mim, os médicos e enfermeiros guardam algumas doses para dar para os seus amigos e parentes, deixam de aplicar no povo, para dar para a família”, contou.
O aposentado, Neivaldo Pereira, 74, mora há duas ruas da unidade de saúde do bairro Grande Vitória, localizado na capital capixaba, e até agora, não conseguiu ser imunizado. “Olha, eu tentei, enfrentei fila, perdi horas do meu dia e não fui vacinado. Agora, eu desisti, tem gente que não deveria ser vacinado e é. Os agentes estão vacinando quem eles querem e não é só vacina não, é medicamentos também. Isso não ocorre só aqui não, já conversei com pessoas que falam que isso acontece nos seus bairros também, é uma realidade e nós necessitados, ficamos sem”, declarou.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/05/09/70x70/1_rom_8957-176596.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5731257978e34', 'cd_midia':176601, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/05/09/x/rom_8957_min_ea-176596.jpg', 'ds_midia': 'vacina h1n1', 'ds_midia_credi': 'Sesa', 'ds_midia_titlo': 'vacina h1n1', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '329', 'cd_midia_h': '532', 'align': 'Right'}Prefeituras não receberam denúncias
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vitória, orientou que a população deve realizar a denúncia na ouvidoria do município (Fala Vitória 156). Entretanto, a prefeitura diz que não recebeu qualquer denúncia. Para denunciar, o cidadão precisa informar o nome da Unidade de Saúde e dos profissionais, para que as informações possam ser apuradas por meio dos procedimentos administrativos.
A secretaria informou que as unidades ainda estão com doses da vacina. “A orientação da secretaria é que sejam vacinados todos os grupos prioritários, uma vez que foi atingida a meta de 93,72%, com vacinação de 69.918 pessoas”.
Por meio de nota a Secretaria de Saúde de Vila Velha informou que também não recebeu qualquer denúncia. Contudo, “caso seja comprovado, o servidor sofre processo administrativo, e pode até perder o cargo público”. A cidade já recebeu 100% das doses pactuadas com o Ministério da Saúde, tendo vacinado 90.173 pessoas até a última segunda-feira (16), quando as vacinas acabaram, batendo a meta de 80% estipulada pelo Ministério.
Na Serra, o secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, não escondeu revolta com as informações. “Isso não pode estar acontecendo, temos supervisores nas unidades que estão fazendo a vacinação, para evitar qualquer transtorno. Estamos trabalhando em grupo intensamente para cumprir com a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Mas, se isso estiver ocorrendo, sem a denúncia formalizada, não temos como apurar os fatos. Peço para que as pessoas denunciem, para tomarmos todas as medidas cabíveis”, ressaltou.
Reblin destacou ainda que até o momento, nem a secretaria e nem a ouvidora da prefeitura receberam reclamações do gênero. Na cidade serrana ainda há vacinas para crianças até cinco anos e gestantes. A vacinação estão ocorrendo nos postos de Jacaraípe, Feu Rosa, Novo Horizonte, Serra Dourada, Serra Sede e Boa Vista.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o Espírito Santo já recebeu todas as 909.200 doses pactuadas com o Ministério da Saúde. Não há informações oficiais de que o Estado possa receber mais doses além das previstas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas