Guardas Civis Municipais da Serra passaram por um treinamento a respeito das metodologias do programa Pró-Cidadania (Patrulhamento Orientado Para a Cidadania), que tem como objetivo aumentar a sensação de segurança na cidade. E ainda promover ambientes seguros, por meio de ações integradas entre os diversos setores da Secretaria de Defesa Social (Sedes), as demais secretarias da Serra e também corporações como as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros. As equipes da GCM fizeram as capacitações nos dias 10 e 11 de maio. O Pró-Cidadania consiste em um método estratégico de trabalho da Sedes, que, além de integrar setores e serviços, vai organizar, padronizar, sistematizar e criar doutrinas de emprego dos recursos humanos e materiais da secretaria.

No bairro Novo Horizonte, onde o programa começou a funcionar de forma experimental no ano passado, foi estabelecido o chamado Polígono de Segurança, cujos vértices são formados por equipamentos públicos como escolas da rede municipal e unidades de saúde. Este polígono orienta o trabalho da Guarda Civil Municipal, delimitando a área onde são feitos os patrulhamentos e sistematizando as visitas tranquilizadoras realizadas nos equipamentos públicos.

O secretário de Defesa Social, Jailson Miranda, explica que a atuação dos guardas municipais nos polígonos vai além de efetuar visitas em escolas e unidades de saúde. A atuação, segundo o secretário, deverá ser proativa, de forma a detectar no entorno elementos que contribuam para prática de atos delituosos. “Imóveis vazios podem se tornar esconderijo de infratores, madeiras soltas em obras podem se transformar em armas, galhos de árvores sem poda obstruem a visão das câmeras de videomonitoramento. Os guardas municipais deverão observar essas situações e informar os problemas aos órgãos responsáveis”, destaca Miranda.

Com a capacitação, a Secretaria de Defesa Social irá implantar mais dois Polígonos de Segurança, nas regiões de Serra Sede e de Laranjeiras. “Os novos agentes que em breve serão chamados para o curso de formação também serão capacitados dentro das metodologias do programa Pró-Cidadania”, acrescenta o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *