guto-lorenzoniO prefeito de Serra, Audifax Barcelos (Rede) pode ser a terceira via na disputa pelo Governo do Espírito Santo. Pelo menos é o que quero o grupo político que ele faz parte, segundo informou em entrevista a ESHOJE, o vereador em terceiro mandato licenciado, e atual secretário de Serviços da Serra, Guto Lorenzoni (PP).

Segundo Guto, Audifax está mais do que testado e aprovado pela população, por sua atuação como prefeito em três mandatos. “O prefeito está mais do que testado em termos de administração pública, no planejamento, na questão de pegar o município com a economia em baixa e mostrar que ele consegue administrar também um município com pouco recurso. Isso é um exemplo. Hoje a gente vê que o estado tem um déficit financeiro imenso e o prefeito Audifax está pronto”, afirmou.

De acordo com o vereador licenciado, o grupo politico da Serra é voltado para uma eleição estadual e até nacional. “O grupo vê que a administração do prefeito como um nome importante para a disputa na majoritária, no caso para governador. Estamos trabalhando e avaliando isso”.

E o próprio progressista, quais os rumos de Lorenzoni em 2018? “Extou na secretaria desse 10 de julho focado na gestão pública, na missão que o prefeito me deu de manter a Serra mais organizada. Caso o grupo entenda que meu nome é importante, volto a Câmara em abril e concorro a deputado federal. Há possibilidade de eu disputar por outro partido, deixando o PP e me filiando ao Rede”, explicou.

Para ele, seu atual partido não criará dificuldade para a desfiliação, visto que há dois anos o deputado estadual Erick Musso também trocou a sigla pelo PMDB e não houve quaisquer entraves para isso. “Existe essa conversa, mas isso vai ficar mais para frente. Não posso pensar a política de forma individualista, como uma política minha. Então penso em uma politica de um conjunto de forças pensantes. Estou ligado a esse grupo, sou filiado ao PP desde 2002, mas há grandes possibilidades de eu migrar, na janela de março, para o Rede. Mas esta conversa será no momento propício.

Foto: PMS
Foto: PMS

Serra mais limpa e organizada
Comandando a Secretaria de Serviços da Serra desde 10 de julho deste ano, Guto Lorenzoni recebeu a missão, principal, de dar fim aos terrenos baldios. Acabar com os entulhos jogados em locais irregulares e manter a cidade limpa e cuidada, contando com o apoio da população foi o pedido que, segundo ele, ouviu do prefeito Audifax.

“Assumi a secretaria para uma missão de organizar a limpeza pública da Serra. Dar continuidade ao trabalho da limpeza pública, um trabalho grande. A Serra tem aproximadamente 186 bairros e o ano tem 365 dias. Então precisamos nos organizar e planejar para limpar e manter tudo limpo. Há bairros que levamos cinco dias para cuidar plenamente, por isso trabalhamos com mutirões permanente. A gente pega uma região, que congrega aí de até sete bairros e faz um trabalho de limpeza”.

Segundo o secretário, medidas mais enérgicas foram necessárias para que a manutenção seja feita pelas comunidades e empresas. “Antes de iniciarmos o mutirão, a gente faz uma reunião com as comunidades, reúne todas as lideranças falando sobre o serviço, e também solicitamos ajuda para o pós-serviço. Principalmente na questão da disposição do lixo doméstico, que tem os dias que a prefeitura faz a limpeza, os horários”.

Sobre a questão do entulho, que não é uma obrigação do município retirar, mas de cada cidadão dar a destinação final, a prefeitura fez uma espécie de aliança com a população.  “Apesar de ser dever da população, não é o que acontece. Muitos contratam carroceiros na ideia de que esses joguem esse entulho num local correto, e na verdade não é o que acontece. Eles jogam no meio ambiente. Jogam nas ruas. Mas estamos nos organizando, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Defesa Social, Fiscalização e a população, criando as ATT (Área de Transbordo Temporário) para recebimento de resíduos sólidos, e fiscalização mais firme. Com as empresas determinamos que elas utilizem caçambas identificadas com nome e telefone e em caso de flagra de irregularidade, denunciamos ao Ministério Público”.

Um dos canais de denúncia para a população é o número de celular 999162595 para mensagens de Whatsapp. Por ele, podem ser enviadas fotos, vídeos, mensagens de texto e de voz, contudo não é canal de interação, apenas para receber as denúncias. “A partir do momento que disponibilizamos esse número, as denúncias aumentaram, a fiscalização também e as irregularidades são cada vez menores. Percebemos que a próprias caçambas de recolhimento de entulho, se regularizaram. Percebemos o grande aumento pelas empresas que recebem a destinação final, foi algo assustador: passou de 10 caçambas por semana para 100”, comemorou.

Praias prontas para os banhistas
Além da limpeza e de dar fim aos pontos viciados de entulho, a Secretaria de Serviços trabalha com a coleta seletiva, tapa-buraos, pode da arvores, capinagem, limpeza de foças, iluminação pública, recolhimento de animais e cuidados com os parques, praças e praias.

Para a coleta seletiva, há lixeiras distribuídas em todas as unidades de saúde e escolas da rede municipal, bem como em praças e parques. No que se refere à limpeza das praias, uma trabalho mais reforçado, de olho no verão, começa em novembro. 

“Estamos entrando em novembro com uma programação de prioridade no litoral, que vai de praia de Carapebus até Nova Almeida. Praticamente transitar na malha viária da Serra de ponta a ponta. Fora do período de praia temos manutenção periódica, com Jacaraípe e Manguinhos duas vezes na semana e as demais praias uma vez por semana. No verão a gente amplia fazendo três limpezas diárias na praia, com coleta de lixo e a própria limpeza onde os banhistas usam. Ao todo são sete praias”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *