Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Grupo de acesso A: escolas desfilam em busca de espaço na elite do carnaval

Grupo de acesso A: escolas desfilam em busca de espaço na elite do carnaval
Carnaval 2019 – União Jovem de Itacibá

Se o carnaval do Brasil começa em Vitória, as escolas de samba do grupo de acesso têm grande responsabilidade de abrir o evento no mais alto estilo. Em 2019 a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) abrigou mais quatro no grupo e as 12 desfilam em dois dias. Até então filiadas a Federação Capixaba das Escolas de Samba (Fecapes), Mocidade Serrana, Mocidade da Praia, União Jovem de Itacibá (foto) e Independente de Eucalipto desfilaram na noite de quinta-feira (21) enquanto nesta sexta (22) passam pelo Sambão do Povo Andaraí, Unidos de Barreiros, Rosas de Ouro, Independente de São Torquato, Chega Mais, Tradição Serrana, Chegou o que Faltava e Império de Fátima.

Nos últimos anos o Sambão do Povo não chegou a ser concorrido para prestigiá-las, devido a falta de luxo nos desfiles “da sexta”. Mas, Edson Neto, presidente da Liga garante que o profissionalismo dos preparativos permitirá que nenhuma escola faça feio. “Não acredito que este ano alguma escola vá fazer feio. Aliás, quase posso apostar que será um espetáculo bonito, com escolas completas, sem pecar em nenhum quesito”.

Grupo de acesso A: escolas desfilam em busca de espaço na elite do carnavalÚltima colocada no desfile de 2018, a Andaraí será a primeira e tem como enredo “Heróis: a esperança de um povo”, falando dos super homens e mulheres, desde o segmento religioso até o fictício, como os dos desenhos animados. Personalidades como Gandhi, Madre Teresa, Mandela e Jesus Cristo serão homenageados pela escola. Tudo para fazer bonito e superar a situação do carnaval passado. “Ano passado a agremiação ficou em último lugar devido a um acidente em que a escola perdeu um carro alegórico, mas isso não nos desanimou”, contou o presidente Márcio Roberto Ricardo, que está confiante.

Já a Chega Mais levará o enredo “Contos e encantos do Amazonas: O Rio da Vida que banha o futuro do Brasil”, contando origem, lendas e toda a história do Rio Amazonas e sua importância para o mundo. O carnavalesco Wilson Vila Flor, garante que entre as alas muitas belezas naturais. “Contaremos mais sobre a fauna e flora que acerca o rio, sobre as explorações como a pesca predatória, o desmatamento, garimpo ilegal e entre outros riscos que o entorno do rio sofre. E no final teremos um carro de Yara, protetora do rio, aonde iremos falar mais sobre a preservação do Amazonas”, contou.

Grupo de acesso A: escolas desfilam em busca de espaço na elite do carnavalEspírito Santo inspira as escolas
As cidades capixabas inspiraram as escolas de samba Tradição Serrana, Chegou o que Faltava e Império de Fátima. Elas levam para a passarela Fundão, Caparaó e Conceição da Barra, respectivamente. A Tradição vai abordar a saga dos negros na história do Espírito Santo, com o enredo “No Grito Ecoou, No Sorriso, No Abraço, No Negro a Esperança Brotou”. “Vamos falar sobre Fundão, aonde iremos recordar Chico Prego e outros nomes da história do povo negro no Brasil. Vamos contar a história como uma vó conta para o neto nas rodas. Queremos destacar não só a questão racial, mas todo o processo histórico em que viviam, desde os engenhos de café e cana nos tempos de colonização”, contou o diretor de carnaval, Marcelinho Cufa.

No enredo, ainda, o Congo na Serra, as festas de São Sebastião e São Benedito. Já a “A Lenda da Pedra Menina” virou samba na Chegou. O carnavalesco, Jorge Mayko, disse que a agremiação observou a necessidade de valorizar a cultura da região. “Vamos contar a historia do Caparaó, sobre a lenda que fala da tribo do patriarca Tamandaré, que recebeu um aviso de dilúvio e levou a tribo para as montanhas. A lenda conta que uma índia que foi prometida a Rudá seria levada em uma das invasões da tribo, mas para se manter pura, ela pediu para ser transformada em pedra, que é a Pedra da Menina na região do Caparaó”, explicou.

A Escola de Samba Império de Fátima, campeã do grupo de acesso no ano passado, vai fazer uma saudosa homenagem ao carnaval do norte do Espírito Santo com o enredo “Conceição da Barra, Amor de Verão o Carnaval do meu coração”. Fundada há menos de seis anos, a agremiação pretende destacar as belezas naturais, a cultura e folclore da região.

O presidente da Império de Fátima, Helder Luduvico, contou que um hit muito cantado em carnavais passados, será relembrado com a escola. . “Vamos seguir uma linha histórica com a época auge do carnaval do norte do estado. O enredo conta a historia de um turista que desde a infância ia passar o verão e carnaval na cidade, seguindo todos os anos até a juventude. Com o tempo, o jovem passa a frequentar as festas, o carnaval, mas não queremos mostrar só isso, mostramos também sua relação com as igrejas, a cultura e tradições da região”, explica.

Amor na Barreiros e São Torquato na mesa do bar
A Escola de Samba Unidos de Barreiros será a segunda a se apresentar na sexta-feira (22), e quer levar o amor ao Sambão do Povo. Com o enredo, “É tempo de amar…” a agremiação vai tratar do sentimento que move a humanidade desde sempre, como conta o carnavalesco Luiz Felipe. A agremiação que leva as cores vermelho e branco irá apresentar a criação do universo como o primeiro ato de amor, se aprofundando no tema em diversas culturas. “O desfile terá início na Grécia e Roma antiga, mostrando os vários significados que o amor ganhou com o tempo”, contou. Segundo ele, um dos setores vai falar de grandes romances, como Romeu e Julieta, Lampião e Maria bonita entre outros.

“O nosso carnaval retornou com um caráter importante de trabalho social, inspirados nas escolas do Rio de Janeiro surgiu uma necessidade de falar desse tema tão vasto, mas tão necessário. Por isso fizemos uma crítica à falta do amor, levando um contexto histórico, mas com uma crítica final, a qual cita a necessidade da humanidade de amar mais”, contou.

A Escola de Samba Independentes de São Torquato vai levar para a avenida uma viagem pelo mundo da bohemia. Com o enredo “O Bar e o Sonho, Terra de Todas As Gentes, Deixa Quem Quiser Falar, a Independentes Vem Cantar” é voltado para a alegria dos bares. O carnavalesco, Edmilson Galdino, promete que vai levar o público em uma viagem pelo tempo, onde vão iniciar com os primeiros bares do Brasil até chegar na atualidade com os bares mais icônicos do Espírito Santo. “A ideia surgiu em uma conversa de bar, tomando cerveja em um momento de descontração e pudemos percebemos que isso dá samba. Após pesquisas, nos inspiramos em bares que marcaram época”, contou o carnavalesco.

E acrescentou: “Em uma das alas, a São Torquato irá levar representantes de bares tradicionais, como Britz Bar, Bar Santos, Bar Dominó, Bar Escandinavo e Bar Estraga Lar, que serão homenageados na última ala ‘Amigos do bar da Independente’ com os bares mais marcantes do estado”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas