Dólar Em alta
5,015
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,015

Grande Vitória vai ganhar 117 novos abrigos de ônibus até o fim do ano

Ferrugem abrigoA Grande Vitória vai ganhar 117 novos abrigos de ônibus até o fim de 2018: 30 em Cariacica, 30 na Serra, 38 em Vila Velha, 19 em Viana. Também está previsto a construção de um no município de Fundão. A informação é do diretor de planejamento da Companhia de Transporte Urbano da Grande Vitória (Ceturb-GV), José Carlos Moreira.

Leia também: Abrigos de ônibus abandonados pelas vias de Vitória

Segundo o diretor, os abrigos são de responsabilidade dos municípios, mas o Governo do Estado percebeu a necessidade sendo um problema de mobilidade urbana e metropolitana. “A Ceturb é gestora do sistema municipal metropolitano. Resolvemos contribuir na melhoria dos abrigos. Eles serão feitos na medida da elaboração do termo de referência licitatório”.

José Carlos Moreira disse que foram priorizados os municípios mais carentes de abrigos; territorialmente maiores; locais onde as calçadas têm largura mínima de 1,5 metro, e próximos a polos geradores de demanda, como escolas, hospitais, unidades de saúde, universidades, dentre outro.

“A cidade de Vitória já cuida dos abrigos e quase não tem essa carência. Não seria coerente, por isso não foi priorizada. No caso de Fundão, o lado litoral, como Praia Grande, já tem pontos de parada com abrigos. Haverá um na BR 101, em Timbuí”, explicou.

Os pontos específicos onde esses abrigos serão instalados bem como o valor total das obras só serão divulgados após a publicação do edital e das propostas de preço das empresas. Segundo o diretor, município e governo terão que firmar um convênio pra isso, definindo as atribuições de cada um.

“Para isso teremos que chegar a um consenso. Será uma evolução daqui pra sempre. A Ceturb vai participar como gestora e Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), representando o Governo Estadual. é quem vai intermediar a celebração desse convênio”.

O diretor explicou também que o processo licitatório já começou. Concluída essa parte e assinado o contrato com a empresa responsável, o prazo é de 120 dias para o início das instalações.  “Nós temos atualmente, só do sistema transcol, mais de 5 mil pontos. Mas é bom que a população saiba que nem todos os pontos de parada tem condição de receber abrigo, porque as caçadas não são padronizadas. Para ter as condições técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é necessário ter 1 metro de largura. Nem todos tem. Já temos esses pontos a georreferenciados; qual a infraestrutura; se a calçada é pavimentada; se tem iluminação. São informações que disponibilizamos para que os municípios agilizem a recuperação desses abrigos”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas