Dólar Em baixa
5,126
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,126

Grande Vitória registra 13 mil acidentes de trânsito e 67 mortes em 2013

Leone Oliveira – [email protected]

Embora o trânsito ainda seja uma das principais causas de mortes no estado e no país, um levantamento feito pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran/PMES), mostra uma redução no número de acidentes na Grande Vitória, no período de janeiro a agosto, deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2012, o batalhão registrou 15.680 acidentes na Grande Vitória, no período de janeiro a agosto. Já, no mesmo período deste ano, foram o número foi de 12.896 acidentes. A quantidade de vítimas passou de 3.969, no ano passado, para 3.366 em 2013. O número de mortos também sofreu uma pequena redução. Em 2012, foram 78 óbitos, enquanto neste ano foram 67 pessoas mortas em acidentes de trânsito. Um dado ainda mais assustador é que das 78 mortes, no ano passado, 37 foram de motociclistas. Em 2013, dos 67 óbitos, 29 conduziam motos.
O subcomandante do Batalhão de Trânsito, major Cléber Bongestab, explica que as mortes são consideradas nos casos em que ?a pessoa vem a óbito no local do acidente ou assim que dá entrada no hospital. Os dias seguintes ao acidente não são considerados. Se eles fossem, certamente esse número de mortes seria maior?.
O delegado de Delitos de Trânsito, Fabiano Contarato, em entrevista na manhã de hoje (18), ao programa da TV Globo, Mais Você, atribuiu o grande número de acidentes e vítimas do trânsito a um conjunto de falhas do estado na educação, fiscalização e na aplicação da lei, além da certeza, por parte do motorista, da impunidade.
?Nós temos onze crimes dentro do Código Penal, que mesmo se condenado, ninguém vai ficar preso. O Código tem que legislar em defesa da vida. O que é legislar em defesa da vida? Motorista que alcoolizado matar ou lesionar tem que ir à júri popular, podendo ser condenado a até 30 anos. É necessário que a sociedade cobre do Congresso Nacional uma modificação urgente na lei?, afirmou Contarato.
O titular da delegacia de Delitos de Trânsito ainda disse que a frouxidão na lei e a impunidade podem ser atribuídas ao modo com que os políticos legislam. ?O Congresso Nacional legisla em causa própria. Não querem ver filhos de classe média e alta atrás das grades. O que eu posso esperar quando verifico um senador, um deputado federal se recusando a fazer o teste do bafômetro? Policiais se recusando a fazer o teste do bafômetro??, questionou o delegado.
De acordo com o mesmo levantamento do Batalhão de Trânsito, no ano passado, na Grande Vitória, em 373 acidentes de trânsito registrados pelo órgão, pelo menos um dos condutores estava embriagado. Em 2013, o número foi de 321 ocasiões.
O número de Carteiras Nacional de Habilitação apreendidas caiu de 5.150, em 2012, para 5.096, este ano. Alguns dos motivos são a habilitação vencida a mais de 30 dias e a categoria incompatível (uma pessoa é pega conduzindo uma moto, mas a categoria de sua carteira não a habilita para tal fato). No entanto, a principal razão para o recolhimento da CNH é a direção por embriaguez.
Finalizando sua entrevista a apresentadora Ana Maria Braga, Fabiano Contarato disse que a suspensão da CNH é uma ação que ele tem feito frequentemente no Espírito Santo. ?Como o Detran é um órgão muito permissivo e, há muitas instâncias para suspender a carteira de habilitação do motorista, com base no artigo 294, que diz que para a garantia da ordem pública o juiz de ofício, o promotor ou o delegado podem pedir a imediata suspensão. Como delegado, eu entro com diversas medidas cautelares contra coronéis, delegados, advogados, ricos, pobres, para a suspensão de carteira de habilitação?, salientou o titular de Delitos de Trânsito.
Semana Nacional de Trânsito
A fim de conscientizar os cidadãos sobre os perigos do trânsito e diminuir o número acidentes causados, principalmente, pela imprudência e a combinação de bebidas alcoólicas e direção, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), junto com os Detrans de todo o Brasil, realizam a Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro.
O evento, que tem como tema: ?Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas?, é marcado por uma série de atividades educativas voltadas as mais diversas faixas etárias.
No estado, a grande atração da Semana Nacional de Trânsito fica por conta do equipamento, no qual o participante simula a direção sob os efeitos negativos causados pelo consumo de bebidas alcoólicas. O simulador estará à disposição do público ao longo da semana, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha.
Além disso, o Detran|ES e as prefeituras municipais prepararam uma série de palestras em empresas e escolas, blitz educativas, teatros, gincanas escolares. No domingo (22), o Detran|ES realiza a corrida rustica ?Juntos Pela Vida?, com largada na Praça do Papa e chegada na Praia da Camburi. No mesmo dia, a prefeitura de Serra a Taça Cidade da Serra de Ciclismo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas