Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Governo libera carga de exportação para alimentar animais no Estado

WhatsApp Image 2018-05-29 at 16.16.57O Governo do Estado anunciou na tarde desta terça-feira (29) uma série de medidas com o objetivo de resolver os problemas no setor de aves e suínos causados pela greve dos caminhoneiros, que já dura nove dias em todo país.

Uma parceria com a Alfandega dará acesso a uma carga de 40 mil toneladas de farelo de soja presente no Porto, que estava sendo preparada para exportação.

Há também uma frente que visa o transporte dos produtos por via férrea, para que os apicultores saiam dessa situação de risco. Já há 40 vagões de trem, posicionados nos fornecedores de farelo de soja na região Centro-Oeste do país, para trazer uma carga de 2 mil toneladas para o estado.

Segundo o secretário de Agricultura, Ideraldo Lima os produtores já estão em risco eminente e progressivo visto que, já há uma situação de mortandade de aves que pode levar os animais ao canibalismo.

O secretário recorda que os insumos que estão faltando nas granjas do estado, são equivalentes ao “café com leite” para o produtor de aves. “O Espírito Santo é grande produtor de aves e suínos, mas infelizmente nós não temos na nossa produção o milho e farelo de soja, nos dependemos de outros estados para nos prover esses dois ingredientes fundamentais para alimentar o nosso plantel”, relata o Secretário de Agricultura.

As ações são fruto de um decreto já assinado pelo governador Paulo Hartung e promulgado na tarde desta terça-feira, com o objetivo de resolver os problemas no setor de aves e suínos.O documento permite que o Estado recolha os produtos estocados pelas empresas distribuidoras de ração no estado, e disponibilize para o setor necessitado.

Trata-se de uma requisição administrativa que já é prevista na Constituição Brasileira para situações de risco público iminente.A determinação foi dada após o governador solicitar a Procuradoria do Estado na noite de segunda-feira (28) um estudo em busca de soluções para o setor de aves e suínos, que está sendo prejudicado pela crise de abastecimentos que atinge todo país.

Segundo o procurador do Estado do Espírito Santo Alexandre Nogueira Alves a melhor solução seria a edição deste decreto de requisição administrativa. “O governo aposta e investe no diálogo, então a intenção é que as partes consigam dialogar e que haja efetivamente um resultado prático desse diálogo. E não sendo possível essa solução, o governo agirá efetivamente e requisitará esses produtos para o fornecimento do setor”, relata Nogueira.

Segundo a Constituição, caso as empresas solicitem, o governo pode realizar o pagamento de indenização aos empresários dos quais recolham os produtos.

 

Auxilio da segurança

Na última segunda- feira (28), a polícia militar realizava a escolta de 47 carretas que prosseguiam ao Brasil Central, a fim de trazer milho ao estado. Porém, devido um bloqueio dos caminhoneiros em Brejetuba, a polícia precisou iniciar negociações, mas os manifestantes foram irredutíveis.

Antes mesmo que a tropa de choque fizesse qualquer intervenção militar, os caminhoneiros retornaram ao município de Santa Maria de Jetibá. Mas segundo o secretário de segurança Nilton Rodrigues esta possibilidade ainda não está descartada.

O secretário conta que hoje pela manhã foram recebidos na secretaria de segurança pública, representantes dos caminhoneiros para abrir novamente um diálogo sobre a ida destes 47 caminhos. “Foi uma conversa muito bem sucedida entre representantes dos caminhoneiros, secretaria de agricultura, secretaria de segurança. Chegamos a um consenso sobre a importância de esses caminhões prosseguirem”, relata Rodrigues.

Nilton Rodrigues ainda afirma que neste momento o grupo que participou da reunião na secretaria de segurança, está visitando os pontos para que exista novamente uma conversa a fim de que possa ser retomada a ida dos caminhões.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas