Dólar Em baixa
5,235
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,235

Governo Federal pode dar mais dinheiro para ES combater zika, diz ministro

Pedro Permuy – pedro.eshoje.com.br

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/02/19/70x70/1_zika_pedro-166627.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'56c739d535287', 'cd_midia':166627, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/02/19/zika_pedro-166627.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Pedro Permuy', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '262', 'align': 'Left'}O Governo do Espírito Santo pode receber verba adicional que deve ser destinada para campanhas de combate ao zika, dengue e chikungunya. A informação foi dada pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), que participou da ação no Dia Nacional de Mobilização da Educação Contra o Zika do Governo Federal no ES na manhã desta sexta-feira (19), na Escola Viva de São Pedro, em Vitória.
Segundo o ministro, os esforços e prioridades do Governo Federal, neste momento, se voltam ao combate do Aedes aegypti, e, no que estiver ao alcance do poder público, todos os esforços serão prestados ao Espírito Santo, inclusive, verba adicional. Para ele, o desafio é reunir o engajamento de todos.
“Essa é a etapa mais difícil. Quando a epidemia foge do controle, o indicador é de que algo grave pode acontecer no país”, pondera Kassab. Ele crê que a ação nas escolas, que acontece desde a última semana em todo o país, é uma nova forma de estimular toda a população a combater o vetor das doenças, o Aedes aegypti. Para o ministro, “o país tem capacidade de vencer essa luta”.
De acordo com ele, nova etapa da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti necessita do engajamento dos jovens. “O Brasil precisa de vocês para conscientizar suas famílias, seus amigos, vizinhos e passem a fazer um trabalho permanente como escovar os dentes. Em todos os momentos, temos que aprender a enfrentar esse mosquito”, disse Kassab aos jovens.
Na opinião do ministro, essa é a etapa mais difícil, porque os jovens, em sua maioria, não viveram situação de enfretamento de uma epidemia. “Qualquer epidemia precisa ser controlada pela população e hoje o foco são os jovens. Por isso, hoje em cada estado está um ministro, para conscientizá-los e fazer perceber que esse aparato existe porque algo grave está acontecendo”, explicou Kassab.
Governo ES entrega mais repelentes a partir de segunda (22)
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/02/19/70x70/1_escola_viva_zica-166626.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'56c739d535287', 'cd_midia':166626, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/02/19/escola_viva_zica-166626.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Pedro Permuy', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '262', 'align': 'Right'}Para o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, não existe outra saída que não o combate ao vetor, por isso, a mobilização social é, de acordo com ele, o ponto mais forte da campanha. “Se cada aluno aqui, que está vendo a palestra, fizer alguma ação, a ajuda já vai ser bastante proveitosa para toda a sociedade”, indica.
O mesmo também é defendido pelo secretário de Estado de Educação, Haroldo Rocha. Para ele, pelos 70% dos focos do mosquito estarem dentro das casas, é a população que deve ter a maior participação no combate ao vetor. “A nossa ideia é fazer essas ações de creches até universidades, independentemente de ser pública ou particular”, completa.
Depois de dar o recado para os estudantes da unidade de ensino em tempo integral, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), seguiu para Cachoeiro de Itapemirim, para entregar novas unidades do Minha Casa, Minha Vida junto com o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB).
ES ainda não tem exame que comprova zika
Embora sejam emitidos boletins periódicos que dão conta quanto ao número de casos de zika registrados, os exames não são feitos no Espírito Santo. Isso porque o Governo do Estado possui profissionais capacitados mas ainda não recebeu insumos do Governo Federal.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, até o fim deste mês, o Governo do Espírito Santo deve receber o material que fará com que os diagnósticos de zika fiquem mais rápidos, já que os exames poderão ser feitos em solo capixaba.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas