Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Gestão do saneamento de Vitória poderá sair da Cesan

agua cesanO prefeito de Vitória Luciano Rezende, anunciou nesta quinta-feira (30) que um estudo para que a gestão da água e esgoto da Capital seja realizada por uma empresa privada. O motivo seria a falta de informações da atual gestora, Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) em relação aos serviços prestados.

“Qual é a garantia que essa conta de água e esgoto é equilibrada, se nós não temos acesso aos dados que garantiria o valor? Quanto é arrecadado com as taxas de implantação do sistema de esgoto pagas pelo morador? O que é feito com esse dinheiro?”, foram os questionamentos do prefeito.

A pretensão é que a nova empresa seja escolhida por meio de Parceria Público-Privada. Um estudo de viabilidade para reformular todo o modelo de captação de água, tratamento de esgoto e despoluição baía está sendo feito pelo município, explicou o prefeito. De acordo com ele se a Cesan quiser poderá participar deste estudo.

“A PMV já vem trabalhando desta forma e feito PPP em várias áreas. Como aconteceu com a Bike Vitória, que não temos gasto nenhum, e estamos em processo para que seja feito também com a iluminação pública. Estamos fazendo esforços em todas as áreas, mas continuamos com as praias poluídas, recebendo litros de esgoto na baia de Vitória. Este estudo é para que possa dar dados confiáveis. Só com o diagnóstico adequado, podemos escolher o tratamento adequado”, explicou.

A PMV informou que o estudo para viabilizar a mudança no sistema de saneamento da capital deve ser concluído em 120 dias e vai apontar valores, prazos e o formato de gestão. De acordo com a prefeitura a mudança no sistema começou a ser viabilizada em fevereiro, a partir do decreto que estabelece regras para a apresentação de projetos, levantamentos ou estudos que visem à concessão ou à permissão de serviços públicos, parcerias público-privadas (PPPs), arrendamento de bens públicos ou concessão de direito real de uso.

O secretário de Gestão Estratégica de Vitória, Fabrício Gandini, argumenta que, hoje, a Cesan opera na capital sem qualquer contrato formal. “O estudo é o primeiro passo para o município resolver a questão da poluição das águas e o preço justo das contas que os moradores de Vitória pagam em áreas muitas vezes não atendidas pelo atual sistema”, diz Gandini.

Acionamento da justiça
Luciano Rezende ainda disse que iria a justiça nesta quita-feira (30) para que a companhia abasteça os bairros Forte São João e Romão. “Fizemos investimentos de R$ 40 milhões lá e a Cesan não leva água direito a esses bairros. Uma deficiência enorme”.

Questionado sobre a possibilidade de desvalorização da Cesan com a contratação de outra empresa para fazer estes serviços, o prefeito indagou que o fato de a cidade não ter as praias limpas, nem investimentos na cidade, e ainda ter que entrar na justiça para levar água aos bairros, seria uma desvalorização da qualidade de vida de Vitória.

Cobertura Cesan
Em seu site a Cesan informa que atende a 52 dos 78 municípios capixabas e que em 2016, que atende 125,6 mil imóveis na capital. A cobertura de água em ano passado era de 99% e de esgoto de 59%. Dos 52 municípios atendidos, 26 são de serviço de esgoto. Atualmente, esses serviços são realizados pela Companhia Espírito-Santense de Água e Esgoto (Cesan), uma empresa do Governo do Estado, No Estado somente o município de Cachoeiro de Itapemirim tem seu saneamento feito por iniciativa privada.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas