gasolinaVocê sabia que o preço da gasolina comum reduziu neste mês de novembro? Só nestes primeiros, dias o combustível teve queda de 13,58% no preço de saída das refinarias. Deste valor, 3,14% é o previsto para esta quinta-feira (15).

A Petrobras anunciou corte de 3,14% no preço médio do litro da gasolina A sem tributo nas refinarias. Diariamente, são feitas alterações no valor de saída da gasolina que sai das refinarias, que podem ser reduções ou aumentos. Com essa nova queda, o valor da gasolina vai para R$ 1,6094.

Porém, essa redução ainda deve demorar a chegar ao bolso dos capixabas visto que, os postos de gasolina costumam não passa-la para a bomba de imediato. O usual é que se espere o produto acabar e se faça a redução de valores ou aumento, quando é necessário.

Segundo a economista Arilda Teixeira, além desse cuidado dos postos com a venda do material excedente, há também a carga tributaria que incide sobre o preço da gasolina, sendo 60% do valor que o combustível sai das refinarias.

“O maior problema do aumento do combustível aqui é o monopólio da Petrobras no refino do material. Enquanto houver esse monopólio continua assim”.

Além de todos esses acréscimos, ainda há o valor de lucro dos postos de combustíveis que recaem sobre os gastos do consumidor, pois a escolha do preço é livre de acordo com a necessidade dos postos.  Enquanto essa redução não chega às mãos do consumidor, o que resta é esperar pela compra da nova remessa pelos postos, para ver se o novo preço começará, de fato, a valer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *