Dólar Em alta
5,164
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,164

Gaiato sobre governador Casagrande e Erick Musso: Isso não vai dar certo

Erick Mussopor Paulo Cesar Dutra

Um velho e permanente usuário das calçadas do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, em Vitória, no final do ano passado quando soube do bom relacionamento que havia entre o governador eleito Renato Casagrande (PSB) e o presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES, Erick Musso (PRB), logo disse: “isso não vai dar certo!”

Foi na mosca! Não deu! Durou apenas pouco mais de quatro meses, de novembro de 2018 até o início de fevereiro desse ano! Agora estão afastados na briga pela indicação do próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo – TCES. Casagrande está magoado porque ajudou reeleger Erick na presidência da ALES…

UFC da ALES
A fase do grande expediente da sessão ordinária de ontem, segunda-feira (11) foi marcada por um debate “A La UFC” entre os deputados Sergio Majeski (PSB) e Vandinho Leite (PSDB). O assunto foi a possibilidade de professores estarem “doutrinando” alunos em sala de aula, com o movimento Escola sem Partido. Hoje, dia 12, os dois já levaram um puxão de orelha do veterano deputado Hércules Silveira (MDB).

Alarme em banheiro coletivo
A preocupação com idosos e pessoas com deficiência motivou a deputada Janete de Sá (PMN) a protocolar o Projeto de Lei (PL) 4/2019, que obriga a instalação de alarmes de emergência nos banheiros adaptados em estabelecimentos comerciais e de uso coletivo no Espírito Santo. A deputada esclarece que as adaptações atualmente oferecidas nos banheiros comerciais ainda não são suficientes para assegurar a acessibilidade. “Um estabelecimento não fica acessível e dentro da lei por ter um banheiro adaptado apenas, embora seja de longe o mais importante. Outras condições são necessárias, como a instalação de alarmes de emergência, visando prestar socorro imediato em casos de queda e outras emergências”, explica.

Auxílio-moradia
Depois de o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) restringir o pagamento de auxílio-moradia, pelo menos dois tribunais devem seguir pagando o benefício a magistrados, aponta levantamento feito pelo Estado em 91 Cortes de todo o País. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), dos 17 ministros que receberam o benefício em 2018, apenas um deve manter o auxílio-moradia este ano. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), também sediado em Brasília, prevê que o número de magistrados beneficiados caia de 560 para 24, no máximo.

Sob nova direção
Em decreto publicado hoje (12), o presidente da República, Jair Bolsonaro nomeou Claudio Vilar Furtado para exercer o cargo de presidente do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial; e Susana Leite Ribeiro Cordeiro Guerra para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE.

Um decote vai parar na Justiça
Depois de receber uma avalanche de críticas em razão de sua roupa para solenidade de posse, a deputada de Santa Catarina, Ana Paula da Silva disse estar reunindo material das críticas e xingamentos para entrar na Justiça.

Políticos vão devolver R$ 300 mil
O Tribunal de Contas do Espírito Santo – TCES – decidiu manter a irregularidade e inconstitucionalidade da Lei Municipal 743/2011, que concedeu estabilidade financeira para servidores da Câmara de Anchieta e que não contemplou com a gratificação todo o funcionalismo do Legislativo. Ex-vereadores e um dos servidores citados no processo terão que devolver mais de R$ 300 mil aos cofres públicos.

CPI do Judiciário
A tentativa de investigar o Judiciário por meio de uma CPI vai ficar na tentativa. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, explicou que, conquanto o requerimento tenha sido apresentado com o mínimo necessário de assinaturas, dois senadores (“ufa!”) acabaram apagando seus nomes.

Tempo de atendimento
Associações do ramo de telefonia ajuizaram Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIn no Supremo Tribunal Federal – STF questionando lei paulista que estabelece tempo máximo de espera para atendimento nas lojas de operadoras de telefonia fixa e celular.

Dívida de ICMS – Prisão
Plenário do Supremo Tribunal Federal – STF julgará ação sobre prisão por dívida de ICMS declarado. Assim determinou o ministro Luis Roberto Barroso, em decisão proferida ontem. O processo estava na pauta de hoje da 1ª turma. Na decisão, que se deu “em homenagem à segurança jurídica”, o ministro destacou que o tema é controverso e muito relevante, já que afeta dezenas de milhares de contribuintes. O relator concedeu liminar, de ofício, para impedir punição aos recorrentes até julgamento da matéria.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas