Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Funcionários protestam no aeroporto de Vitória contra a privatização da Infraero

InfreroUm grupo com cerca de 30 funcionários do Aeroporto de Vitória protestou na tarde desta terça-feira (20), contra a privatização da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). que administra 59 aeroportos pelo país. Com cartazes, faixas e vestindo roupa preta em sinal de luto, eles cantaram o hino nacional pelos corredores e se mostraram contrários a medida. Os protestos aconteceram no Brasil inteiro.

No último dia 6, o governo federal anunciou que pretende privatizar a Infraero em partes e a concessão em blocos de aeroportos. O dirigente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA), Celso Busato, explicou que a medida pode deixar 220 profissionais aeroportuários sem emprego em Vitória. No Brasil inteiro, a medida pode atingir 10 mil pessoas de forma direta e outras 11 mil indiretamente.

“A empresa sempre foi rentável e participou no desenvolvimento do Brasil. Já foram concedidos aeroportos maiores e mais rentáveis A Infraero está sendo sucateada e agora quem privatizar. Se isso acontecer, algumas locais vão ficar sem apoio. Será entregue a prefeitura, que não tem recursos. O governo tem que ser pressionado a não privatizar a Infraero”.

O profissional aeroportuário Wanderley Galter tem 30 anos de profissão. Faltando cinco anos para se aposentar, ele não sabe ao certo se isso vai acontecer. Nem mesmo se será remanejado para trabalhar no novo aeroporto de Vitória, previsto para ser entregue em dezembro. “Os funcionários que trabalham hoje na infraero, uma empresa pública, não sabem para onde vão. Nem a própria empresa responde isso. Já não tenho certeza se vou conseguir me aposentar pela Infraero”.

Em carta aberta, a SINA informa que desde 2011 os aeroportos concedidos a iniciativa privada pelo governo tem tido a eficiência reduzida. Operacionalmente, eles são classificados abaixo dos administrados pela Infraero. Informam também que as classes C e D, que vinham utilizando o transporte aéreo de forma regular antes das concessões,  está voltando para as rodoviárias devido ao aumento de tarifas no preço das passagens e estacionamento dos aeroportos.

https://www.youtube.com/watch?v=J2wfzW2HgyE

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas