Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Funcionários da Padaria Nova República, em Vitória, amanhecem na rua

A Padaria Nova República amanheceu fechada, e os funcionários ficaram na rua. Foto: Gustavo Gouvêa / ES Hoje
A Padaria Nova República amanheceu fechada, e os funcionários ficaram na rua. Foto: Gustavo Gouvêa / ES Hoje

Cerca de 60 funcionários da Padaria Nova República, situada no bairro República, em Vitória, encontraram as portas do estabelecimento fechadas, na manhã desta quarta-feira (20). Além disso, o nome da padaria no letreiro foi alterado para padaria “República”.

De acordo com os funcionários e representantes do Sindicato dos Padeiros, que realizaram uma assembleia o no local, o dono do estabelecimento teria avisado aos empregados que a padaria ficaria fechada para manutenção da parte elétrica até a última terça-feira (19), mas que hoje as atividades seriam retomadas. No entanto, não foi isso que aconteceu.

Cartaz na porta do estabelecimento informava retorno das atividades nesta quarta. Foto: Gustavo Gouvêa
Cartaz na porta do estabelecimento informava retorno das atividades nesta quarta. Foto: Gustavo Gouvêa

Ari George Floriano, presidente do Sindicato dos Padeiros, afirmou que o dono da padaria Nova República estaria devendo 14 meses se aluguel ao locatário, que é proprietário da padaria “República”. Diante da situação, o locatário entrou na com ação na Justiça, que decretou o fechamento do estabelecimento. “Fomos pegos de surpresa. A empresa trabalhou domingo de manhã, fechou à tarde e comunicou aos empregados de que ia fazer uma reforma elétrica. Nós fomos pegos de surpresa na segunda-feira, quando chegou um oficial de Justiça trocando as fechaduras e assumindo o locatário, o antigo dono da empresa. Ele entrou com ação na Terceira Vara Cível de Vitória, solicitando a volta do imóvel, já que o antigo proprietário estava há 14 meses, era o que estavas escrito no documento, sem pagar. Ele solicitou uma liminar e o juiz, ao meu ver, irresponsavelmente deu uma liminar”, explicou o presidente do Sindicato.

Além disso, nesta quarta-feira (20), termina o prazo para que os empregadores paguem a segunda parcela do 13º salário. Contudo, os funcionários não sabem como será o futuro. “Recebi a notícia pelo WhatsApp, através da minha gerente, falando que os donos iam mexer na elétrica. Só que ninguém acredita, porque a padaria já pegou fogo duas vezes e nunca fechou para manutenção elétrica. Agora estão com essa história, só que ninguém acreditou. Existe um processo judicial entre os patrões. Queremos ver se conseguimos alguma coisa, porque ninguém falou nada com os funcionários. A gente não sabe se vai receber o décimo terceiro hoje, se vai receber o pagamento desse mês. Então estamos à mercê”, lamentou estoquista Liliane Oliveira, 28 anos.

Não recebeu o 13º salário? Veja o que fazer!

“Tenho duas pensões para pagar. Mandaram uma mensagem pra mim e perguntei como vai ficar a situação do pessoal sobre trabalho e pagamento. O patrão falou que não tinha resposta. Não sabemos o que vai acontecer depois, amanhã. Não sabemos se vai ter emprego, pagamento. Todo mundo trabalhou e só recebemos a primeira parcela do 13º, a segunda que é hoje, ninguém sabe se vai receber”, lamentou o auxiliar de padeiro Geraldo Bonifácio, 36.

Por volta das 09 horas, os funcionários se dirigiram para o escritório do proprietário da empresa, que fica na Enseada do Suá, para tentarem uma reunião pacífica. “Nós temos que ficar em cima, porque senão perdemos todo o direito. Vamos subir com calma para conversar, tudo pacífico, nada de rebeldia”, afirmou Liliane.

Ari George afirmou que o Sindicato está tomando as medidas necessárias para garantir os direitos dos empregados. “Estamos notificando a empresa para que o proprietário se justifique. Comunicamos ao procurador chefe, que vai chamar as empresas. Vamos entrar com ação na Justiça do Trabalho para que o imóvel seja reaberto, os empregos tenham seus direitos garantidos. Enquanto isso, o processo continua. Acho que o proprietário do imóvel está correto, mas o dono da empresa tem o dever de cumprir com as obrigações dele que é manter a empresa aberta e os salários em dia”.

Pagamento é efetuado

Por volta das 09h50, uma funcionária que não quis ser identificada, entrou em contato com a reportagem do ES Hoje e informou que o pagamento do 13º salário foi efetuado. Ainda segundo ela, até o dia 15 de janeiro o estabelecimento permanecerá fechado., para que uma decisão seja tomada em relação à situação dos empregados. Na reunião desta quarta, a gerência teria afirmado que o pagamento das atividades desempenhadas até o último domingo (17) será efetuado em janeiro de 2018.

A reportagem do ES Hoje tentou contato com o proprietário da padaria, mas as ligações não foram atendidas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas