Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Função (II)

Definição de uma Função

Esta função f de A em BFunção (II), é definida como:

Função (II)

Ou ainda como:

Função (II)

Veja também que representamos f(x) ou y em função de x. A variável f(x) ou y é chamada de variável dependente, pois depende de x, já a variável x é chamada de variável independente, pois independentemente de y, pode representar qualquer elemento do domínio.

A definição da função leva em conta tanto o domínio quanto do contradomínio, relacionando-os. O conjunto imagem Im(f), depende não só da regra de associação, no caso f(x) = x2, como também do D(f) e do CD(f).

Omissão do Domínio e do Contradomínio na Definição de uma Função

É provável que em muitos livros e em outros sites você tenha encontrado a definição de muitas funções, nas quais não foram feitas menções nem ao domínio, nem ao contradomínio das mesmas. É que nestes casos se assume que o contradomínio seja o conjunto dos números reais.

Mas qual será o domínio? Isto depende da regra de associação em si, por isto vamos tomar como exemplo a seguinte função:

Função (II)

contradomínio é:

Função (II)

domínio é o próprio conjunto dos números reais, desconsiderando-se os elementos para os quais não seja um número real.

Como sabemos, não existe um quociente real resultante da divisão por zero. Em outras palavras, se x = 0, isto é, se o domínio considerar o elemento 0, não existirá um elemento no contradomínio que possa ser associado a x, elemento este que deve pertencer a Im(f). Pela definição de função todo elemento do domínio deve possuir uma imagem. Então devemos desconsiderar o número 0 e mais nenhum outro, pois a divisão de 1 por qualquer outro número real produz um quociente real.

O domínio desta função pode então ser definido por:

Função (II)

Ou ainda pelo conjunto dos números reais desconsiderando-se o zero:

Função (II)

Logo a definição desta função poderia ser:

Função (II)

No caso da função Função (II)é muito fácil de se identificar que x não pode ser igual a 0, mas e no caso da função abaixo?

Função (II)

Bom, neste caso pelo mesmo motivo da função anterior o denominador da fração não pode ser igual a zero, além disto o radicando no denominador não pode ser negativo, pois não existe raiz quadrada real de número negativo, então concluímos que 5x – 5 deve ser maior que zero. Então temos:

Função (II)

Isolando x no primeiro membro:

Função (II)

Portanto x deve ser maior que 1, pois se x for igual 1 teremos uma divisão por zero e se x for menor que 1 teremos um radical negativo. Podemos então definir o domínio desta função por:

Função (II)

Desta forma podemos então definir assim esta função:

Função (II)

Não há como negar que Função (II)é uma forma bem mais simples de se definir esta função, é por isto que os livros costumam fazer assim.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas