Dólar Em baixa
5,129
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,129

Frio pode agravar doenças reumáticas

Com a chegada da estação mais fria do ano e a queda das temperaturas, muitas pessoas sofrem com dores pelo corpo. Além da redução da atividade física comum nesta época do ano, as dores aumentam nos dias frios devido à maior contração muscular e também pela diminuição da circulação sanguínea periférica, conforme explicou o reumatologista José Eduardo Miguel Assad.

Para evitar desconforto, o especialista recomenda que as pessoas não abandonem a atividade física. “O ideal é manter sempre o nível de movimentação com um pouco de exercício físico todos os dias, que pode ser um alongamento ou uma atividade aeróbica. Se trabalha em um lugar frio, levante-se e caminhe algumas vezes por dia, procurando manter o corpo aquecido”, orientou Assad.

Manter-se agasalhado com as extremidades do corpo aquecidas, evitar se expor demais ao frio e fazer alongamento ao acordar, antes e depois das atividades físicas também são medidas importantes.

Dentre as doenças que estão mais ligadas às baixas temperaturas estão o fenômeno de Raynaud, livedo reticular e crioglobulinemia. Segundo o reumatologista, a mais comum é o fenômeno de Raynaud, provocada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos, o que causa redução do fluxo de sangue para as extremidades.

O médico acrescentou, ainda, que existem mais de 100 doenças reumáticas registradas na literatura médica e algumas podem se manifestar em qualquer estação do ano em pessoas de todas as idades.

Dentre as doenças reumáticas mais comuns no Brasil estão artrite reumatoide, osteoporose, gota, lúpus e fibromialgia.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas