Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Foto em bloco de Vitória ‘viraliza’ após denúncia de racismo

Uma foto tirada durante um desfile de blocos em Vitória ‘viralizou’ na internet, após denúncia de um caso de racismo.

Em entrevista à Revista Fórum, o jovem Iarley Duarte, que denunciou o caso, informou que um rapaz branco, identificado no Instagram pelo perfil de “@lucasalmeid4_” pediu para tirar uma foto com ele e seu grupo de amigos durante o bloco “Bekoo das Pretas”. No entanto, ao ser postada na rede social o jfoto blocoovem publicou a seguinte legenda: “Vou roubei seu celular”.

“Ele simplesmente viu a gente brincando, chegou até nós rindo e pediu pra gente tirar uma foto com ele, mas nunca tínhamos visto ele e nem o conhecíamos. Logo que ele bateu a foto, saiu, sumiu não vimos mais. Aí quando foi hoje um amigo me marcou em uma publicação no Twitter mostrando o título da foto, nos discriminando”, disse Iarley durante a entrevista.

“Ficamos com muita raiva, indignados, tristes e revoltados pelo gesto, pela discriminação por conta da nossa cor e pela nossa classe social”, afirmou Iarley à Fórum.

A publicação em que o jovem faz a denúncia já tem mais de 2 mil compartilhamentos.

O perfil no qual a foto foi publicada foi removido do Instagram, e a equipe de ES Hoje não conseguiu localizar o responsável pela publicação.

Nota de repúdio

Nesta quinta-feira (15), o Círculo Palmarino, organização do movimento negro, emitiu nota em repúdio ao ato racista. Leia na íntegra:

“O Círculo Palmarino, organização do movimento negro, vem a público repudiar o ato racista que vitimou três jovens negros durante o carnaval no Centro de Vitória/ES.

Os jovens, que participavam do bloco do Bekoo das Pretas, no sábado (10), foram abordados por um jovem branco que pediu para tirar uma foto com eles e posteriormente postou numa rede social com uma legenda insinuando que os jovens negros roubariam o seu celular. A imagem viralizou na internet e causou indignação em diversas pessoas.

Casos como esse reforçam o estereótipo racista que recai sobre jovens negros e contribui para criminalização desse segmento. Enquanto Movimento Negro, para além de repudiar tal ato, prestamos nossa solidariedade aos jovens que foram vítimas diretas e a todas as pessoas que tiveram sua dignidade ferida com o episódio.

Buscaremos oferecer apoio jurídico e psicossocial para os três jovens para que possamos responsabilizar o agressor e fortalecer ainda mais o debate público sobre a necessidade de avançarmos na implementação de políticas de combate ao racismo no estado do Espírito Santo”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas