Dólar Em alta
5,164
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,164

Força das ondas destrói calçadas em Meaípe e na Praia de Castelhanos

Reprodução do Facebook de Roserene Lopes
Reprodução do Facebook de Roserene Lopes

O mar no litoral capixaba está agitado. E a ressaca não vitimou somente a orla de Meaípe, em Guarapari: a força da água também está destruindo a orla da Praia de Castelhanos, em Anchieta. Segundo a Defesa Civil estadual, a água está passando por baixo do calçadão, que está oco. Qualquer tipo de peso pode fazer com que ele ceda.

De acordo com a Defesa Civil, em Anchieta o trecho que vai da Avenida Beira Mar (atrás da prefeitura) até a entrada da Rua dos Navegantes foi fechado há quase um mês porque o mar estava se aproximando do muro das residências e tomou quase toda a orla. Neste fim de semana, a situação piorou e na tarde desta segunda-feira (14), uma nova interdição foi feita.

Em Marataízes também foi registrada ressaca do mar, mas segundo o coordenador da defesa civil, Marcos Aurélio Pedrosa, apesar de ter sido intenso, não houve danos como os registrados nos outros municípios. “Rodei locais como Barra e Lagoa Funda. Já havia uma contenção com pedra, que eu acredito ter ajudado”. As entidades de segurança e serviço do município estão em alerta.

ressaca no mar de meipeMeaípe

Na praia de Meaípe, em Guarapari, a Defesa Civil realizou o isolamento da orla e o local continua sendo monitorado e sinalizado pelo órgão, pois conta da destruição. A força das águas destruiu calçadas, asfaltos e derrubou árvores. “Desde domingo retrasado a ressaca do mar está forte. Estamos monitorando diariamente. O papel da Defesa Civil é isolar a área para evitar acidentes”, informou  o gerente da Defesa Civil de Guarapari, Romildo Scalzer. Cerca 80 % da praia foi destruída pela força do mar e o local está interditado sem previsão de quando será liberada, de acordo com a  Defesa Civil Estadual.

A área já está sendo monitorada há cerca de três anos, desde que a área foi considerada de risco, pela agitação do mar. Na semana passada um muro caiu, e o mesmo foi usado para proteção de turistas e moradores. Depois do muro dois postes foram retirados e mais dois nesta segunda-feira (14), segundo Scalzer.

Além disso, blocos de tijolos foram colocados na rua próxima a orla, pois há suspeita de que  parte da rua também ceda. “Interditar a rua não vai interferir tanto no trânsito já que não é de grande movimentação de carros. Mas, de qualquer forma, estamos visando a segurança da população, já que a orla de Meaípe está sendo considerada area de risco”, disse Scalzer.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Guarapari, a área é monitorada 24 horas. “Nossa equipe já faz o monitoramento do local e continuará até que seja normalizada. Vamos esperar o risco diminuir, já que além do muro e parte do calçadão, o mar puxou entulhos e pedras”, destacou Scalzer.

A situação não começou neste final de semana. De acordo com a Prefeitura de Guarapari, desde a segunda-feira (07), a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop),  esteve no local para analisar a situação. Em nota, a Prefeitura informou que está estudando alternativas para evitar mais danos na região. O isolamento da orla foi feito na semana passada, além disso, o local continua sendo monitorado e sinalizado pelo órgão da Defesa Civil. Um projeto está sendo realizado e contrtações de empresa de engenharia serão feitas para começar a obra, segundoi a Defesa Civil.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas