Dólar Em baixa
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Fique atento ao brilho no olhar: glitter pode causar lesões nos olhos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a chegada do Carnaval, os foliões querem animação e, claro, muito brilho. Muitas pessoas aplicam no rosto glitter e outras substâncias brilhosas e coloridas para não passarem despercebidas nos dias de festa.

No entanto, essa situação exige cuidados, pois alguns materiais podem comprometer seriamente a saúde dos olhos. “Algumas pessoas utilizam glitter ou substâncias coloridas que não são próprias para a maquiagem e, portanto, podem conter partículas que em contato direto com os olhos tornam-se prejudiciais à saúde ocular”, afirmou a médica Patrícia Effgen.

O contato dessas substâncias pode causar irritações, processos alérgicos e até infecções devido à presença de corpo estranho na região ocular, que pode lesionar a córnea e predispor a infecção, conforme explicou a médica.

“É importante escolher produtos específicos de maquiagem e região dos olhos, pois nessa época do ano, devido ao calor e consequentemente ao maior suor, as substâncias podem entrar em contato direto com a superfície ocular e ocasionar irritações, alergias, entre outros danos”, alertou Patrícia.

Além de produtos inadequados, também é preciso tomar outros cuidados. Esfregar a região ocular, manusear os olhos sem higienização adequada das mãos, compartilhar toalhas, maquiagem, óculos e colírios com outras pessoas são alguns hábitos nocivos que devem ser evitados.

“Caso algum produto entre em contato com os olhos, lave-os com água corrente ou soro fisiológico por aproximadamente 15 minutos e, se ainda permanecer com algum desconforto, procure orientação médica”, orientou a especialista.

Dicas para manter a saúde dos olhos

– Lave as mãos regularmente com água e sabão;
– Evite esfregar os olhos;
– Evite compartilhar toalhas de rosto (preferindo as toalhas descartáveis), óculos e colírios com demais pessoas;
– Ao conviver com alguém com sintomas de olho vermelho, evite contato direto (aperto de mão, beijo no rosto) com a pessoa até que tenha sido esclarecida a causa;
– Use óculos com proteção solar;
– Procure orientação médica, caso tenha algum sintoma ocular. Não utilizar medicamentos sem prescrição médica;
– Caso apresente algum trauma nos olhos e sinta dor, baixa visão, presença de flashes de luz ou manchas escuras procure auxílio médico imediato.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas