Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a chegada do Carnaval, os foliões querem animação e, claro, muito brilho. Muitas pessoas aplicam no rosto glitter e outras substâncias brilhosas e coloridas para não passarem despercebidas nos dias de festa.

No entanto, essa situação exige cuidados, pois alguns materiais podem comprometer seriamente a saúde dos olhos. “Algumas pessoas utilizam glitter ou substâncias coloridas que não são próprias para a maquiagem e, portanto, podem conter partículas que em contato direto com os olhos tornam-se prejudiciais à saúde ocular”, afirmou a médica Patrícia Effgen.

O contato dessas substâncias pode causar irritações, processos alérgicos e até infecções devido à presença de corpo estranho na região ocular, que pode lesionar a córnea e predispor a infecção, conforme explicou a médica.

“É importante escolher produtos específicos de maquiagem e região dos olhos, pois nessa época do ano, devido ao calor e consequentemente ao maior suor, as substâncias podem entrar em contato direto com a superfície ocular e ocasionar irritações, alergias, entre outros danos”, alertou Patrícia.

Além de produtos inadequados, também é preciso tomar outros cuidados. Esfregar a região ocular, manusear os olhos sem higienização adequada das mãos, compartilhar toalhas, maquiagem, óculos e colírios com outras pessoas são alguns hábitos nocivos que devem ser evitados.

“Caso algum produto entre em contato com os olhos, lave-os com água corrente ou soro fisiológico por aproximadamente 15 minutos e, se ainda permanecer com algum desconforto, procure orientação médica”, orientou a especialista.

Dicas para manter a saúde dos olhos

– Lave as mãos regularmente com água e sabão;
– Evite esfregar os olhos;
– Evite compartilhar toalhas de rosto (preferindo as toalhas descartáveis), óculos e colírios com demais pessoas;
– Ao conviver com alguém com sintomas de olho vermelho, evite contato direto (aperto de mão, beijo no rosto) com a pessoa até que tenha sido esclarecida a causa;
– Use óculos com proteção solar;
– Procure orientação médica, caso tenha algum sintoma ocular. Não utilizar medicamentos sem prescrição médica;
– Caso apresente algum trauma nos olhos e sinta dor, baixa visão, presença de flashes de luz ou manchas escuras procure auxílio médico imediato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *