Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Fique atento a algumas dicas para ser um bom ciclista urbano

por Jheniffer Sodré – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/10/04/1_1safety3-40859.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'524f09fd8b682', 'cd_midia':40858, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/10/04/1_1safety3-40858.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da web', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '300', 'cd_midia_h': '200', 'align': 'Left'}O número de ciclistas nas cidades do mundo todo tem aumentando consideravelmente de alguns anos para cá. Em Nova Iorque, por exemplo, houve um acréscimo de mais de 280% no período de dez anos, o que representa quase o quadruplo em número de bicicletas nas ruas, de acordo com o Departamento de Transporte da Cidade de NY. Já em São Paulo, a Associação de Ciclistas Urbano estima que cerca de 500 mil pessoas utilizam este veículo pelo menos uma vez por semana.
O grande desafio para os ciclistas, contudo, é conviver e sobreviver em um trânsito cada vez mais caótico e onde os demais veículos acabam ignorando a presença da bicicleta na rua. E o desafio das cidades é proporcionar um ambiente mais propício para o surgimento de novos ciclistas urbanos, com ciclovias, ciclofaixas e bicicletários públicos, por exemplo.
Se deslocar pelas cidades de bicicleta pode ser uma maneira de diminuir os congestionamentos e o número de carros nas vias, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. Desde 2011, a autônoma Giovana Faustini, 30, resolveu adotar a “bike” como seu principal meio de transporte. “Tudo começou quando eu comecei a trabalhar longe de casa, aí voltei a andar de bicicleta e isso virou uma paixão”.
Hoje ela tem um Spa de Vida Saudável na garagem de sua casa então pedala apenas para lazer, mas não deixa de dar uma voltinha de bicicleta. “A maior dificuldade é que as pessoas não respeitam, os carros e os ônibus passam muito perto do ciclista e até nos cortam”. Giovana reconhece que as ruas têm problemas e que não são ideias para todo mundo, mas frisa que é preciso conviver em harmonia.
“Eu me sinto insegura, mas não dá para deixar de lado. Eu faço exercício, conheço pessoas novas… É uma paixão mesmo. Minha vida social mudou depois que sai da ‘bolha’ do carro”. Ela é tão adepta ao ciclismo que já encoraja os clientes do spa a aderirem a bike como meio de transporte: “pedalar tem tudo a ver com vida saudável, então tem que deixar o carro na garagem”.
Para evitar acidentes e deixar sua pedalada mais segura, confira 12 dicas do site Vá de Bike e seja um bom ciclista urbano: http://vadebike.org/2005/12/dicas-para-o-ciclista-urbano-3.
Conheça 10 razões para andar de bicicleta:
1. Economia de tempo e de dinheiro
2. Menos estresse no trajeto
3. Melhora no humor
4. Mais produtividade no trabalho
5. Menor preocupação com assaltos
6. Não coloca vidas em risco
7. Não polui o ar
8. Dá mais saúde e vida longa
9. Resultados físicos visíveis
10. Sensação de liberdade

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas