Foto de Matheus de Oliveira
Foto de Matheus de Oliveira

O inverno tão sentido pelos capixabas, como há muito não acontecia, promete dar uma trégua em todo Brasil. Mas não muito no Espírito Santo. O último fim de semana da primeira quinzena de julho terá sol, mas entre nuvens e chuvas finas.

De acordo com o Instituto Climatempo, o litoral do Estado não vai poder contar com o tempo completamente ensolarado, mas ainda assim o sol vai aparecer. O litoral capixaba ainda recebe umidade do mar, o que ajuda a formar nebulosidade.

Há condições para uma chuva leve, intercalada por bons períodos de sol no sábado (15), e para o domingo não há expectativa de chuva. Em Vitória, a temperatura tende a subir e a máxima pode ficar perto dos 27°C. Em todo o litoral do Sudeste o mar fica calmo, com ondas entre meio e um metro de altura.

Os meteorologistas avisam: uma nova massa polar intensa está prevista para chegar da Argentina ao Brasil a partir de segunda-feira, 17. O Sudeste também vai sentir o impacto dessa massa polar, com queda brusca nas temperaturas.

A previsão é de que o centro de alta pressão desta massa de polar atinja o valor de 1040 hPa sobre o norte de Argentina. É um valor excepcionalmente forte e poucas vezes observado nesta parte da América do Sul. Ao que tudo indica, o poder de frio desta polar será maior do que o da massa polar que gelou o Brasil nos últimos dias de abril de 2017.

No Brasil, o frio mais intenso desta massa polar vai ocorrer sobre os estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e também nas porções sul e oeste de Mato Grosso. Porém, até o dia 22 de julho, o frio desta massa de ar de origem polar se espalha com moderada a forte intensidade sobre quase todo o Sudeste e Centro-Oeste e também sobre Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *