Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Festas, ambulantes e carros de som terão restrições em jogos da Copa na Praia do Canto

WhatsApp Image 2018-06-07 at 17.19.53
Região do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto. Foto: Thais Rossi.

Se de um lado as ruas estarão coloridas e enfeitadas nos bairros para a Copa do Mundo 2018, do outro, festas, carros de som e até a presença de ambulantes terão restrições, na Praia do Canto, durante os jogos. A medida é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Vitória, Associação de Moradores e Comercial, Sindibares, e das policias militar e civil.

O presidente da Associação de Moradores e Comercial da Praia do Canto, César Saad, explicou que foi montado um comitê de gestão para que sejam traçadas estratégias com o objetivo de evitar “bagunças generalizadas”. Segundo ele, foi isso o que aconteceu em carnavais fora de época, há meses atrás. A medida tem apoio da população, lojistas e dos moradores.

“Não é que não terá festas. Queremos que o Triângulo das Bermudas mantenha sua vocação turística de área de lazer, mas queremos exatamente isso: lazer. Pessoas civilizadas, confraternizando, em clima de tranquilidade, dentro de um lugar onde não tenha ambulantes. Até porque é proibido ter ambulantes na região do Triângulo, por ser uma região reconhecidamente turística. Tem uma lei municipal que os proíbe num raio de 200 metros dos bares da região. É uma concorrência muito desonesta, porque eles não pagam impostos”, afirmou.

Segundo César, os carros de som acabam atraindo pessoas com o intuito de criar bagunça. Músicas como o funk também não são bem vistas pelos moradores. A intenção é que as pessoas frequentem o Triângulo das Bermudas e consumam nos bares.

“Queremos que as entradas da região do Triângulo realmente sejam controladas, para quem não entrem carros de som e um fluxo que possa causar tumulto no meio da quantidade de pessoas. Essa também é uma forma de limitar esse número, porque ali tem uma capacidade física restrita. Não é um uma área como Praça do Papa e Sambão do Povo onde as pessoas podem se aglomerar e que foram programadas para isso. É uma região com bares, mas também residencial e têm lojas. Além disso, também precisam ser preservados de qualquer atitude nociva, como depredação, pisoteamento dos jardins”.

Polícia Militar

O tenente-coronel do 1º Batalhão da Polícia Militar, José Augusto Piccoli de Almeida, explicou que nos três primeiros jogos da Copa, a PM vai distribuir o efetivo policial ao longo da região do Triângulo. Será feita uma interdição em cinco vias: Rua Selimo Vieira Gomes (cruzamento com a Saturnino de Brito), para quem de vem do sentido Camburi, atrás do supermercado São José.

Prosseguindo no sentido da Assembleia Legislativa, estará interditada a Rua Manuel Gonçalves Carneiro; Rua João da Cruz (cruzamento com a Saturnino de Brito); Rua Afonso Cláudio com Joaquim Lyrio; e Aleixo Neto com Rua João da Cruz (em frente ao Shopping Triângulo).

“A preocupação da PM e Prefeitura é a grande concentração de público ali, que é comum. Quando não se prepara, vira bagunça e há desordem pública de toda a natureza, com concentração de carro de som e vendedores ambulantes. A proposta não é impedir a concentração de pessoas, mas colocar ordem”, afirmou o tenente-coronel.

Segundo ele, nos dias de jogos, duas horas antes e quatro depois será feito um bloqueio total das vias. A partir das 8h (com exceção do primeiro jogo, que será as 9h), o bloqueio será parcial nos locais definidos. A circulação será para os moradores, comerciantes e veículos que abastecem o comércio. Fora desses horários, será possível entrar para frequentar os bares.

“A confirmação para moradores será feita a partir do endereço, assim como para os donos das lojas. Queremos garantir que quem mora e trabalha lá possa ter o ir e vir garantido com ordem. Tivemos esse ano alguns blocos de carnaval que não foram autorizados, e no dia 17 de fevereiro, 15 mil pessoas estavam na Praia do Canto. Depredaram coisas, aconteceram furtos. Queremos que isso não se repita”.

Ambulantes não poderão vender porque precisam de autorização de poder público. Quem é comerciante deverá apresentar nota fiscal. Segundo o tenente-coronel, por enquanto, a polícia vai se concentrar no Triângulo das Bermudas. Caso seja necessário, serão montados novos planejamentos para outros locais da capital.

 “Quem verificar concentração com interesse ilícito deve acionar o 190 ou 181. O município tem uma legislação no tocante a carros de som que causam transtorno. Os veículos que forem identificados sem autorização serão apreendidos e podem ser multados em até R$ 6 mil. Já estamos alertando que não prossigam para lá porque o carro será apreendido e penalizado”.

Prefeitura

A Prefeitura de Vitória informou, por nota, que as informações apresentadas foram conversadas na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que aconteceu no dia 10 de maio.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas