Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Festa junina: nutricionista dá dicas para aproveitar sem comprometer a dieta e a saúde

festa-juninaO mês de junho e também o de julho remetem aos arraiás, que fazem lembrar, claro, dos quitutes típicos do período de São João. Quem consegue escapar da tentação de comer as delícias dos festejos juninos e julinos? Mas apesar desta época do ano ser associada a comidas calóricas e gordurosas, boa parte dos ingredientes usados para fazer as guloseimas são benéficos à saúde se consumidos da maneira correta. É o que garante a nutricionista Rayanne Pimentel.

Tudo vai depender da forma de preparar. “Se os pratos são preparados de forma saudável, com ingredientes mais adequados e bem combinados, podem ser benéficos para o corpo e não comprometer a dieta”, explica.

A canjica, por exemplo, é um dos alimentos mais cobiçados das festas juninas. E é fonte de fibras, contém baixos índices de colesterol e baixo teor de gordura. “Porém, com ingredientes como leite condensado, leite de coco e açúcar, se torna muito calórico se consumido em excesso”, diz a nutricionista.

De acordo com a especialista, uma alternativa é adaptar a receita da canjica com ingredientes menos calóricos para ficar mais saudável. “O milho pode ser preparado com leite desnatado ao invés de integral e o adoçante culinário pode substituir o açúcar. Não há necessidade de incluir leite condensado na preparação. O sabor não muda. Acrescentar ingredientes termogênicos como a canela, por exemplo, ainda ajuda a fornecer nutrientes funcionais à preparação”, garante.

Mas é claro que mexer numa receita e torná-la menos calórica somente é possível se o quitute for preparado em casa. Nas festas, é muito difícil encontrar uma opção fit para as guloseimas. Nesse caso, para comer sem culpa, a dica da nutricionista é não exagerar na quantidade.

“O exagero na ingestão de alguns alimentos é o maior vilão das festas juninas. O amendoim, por exemplo, é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Porém, uma porção de 100 gramas possui cerca de 600 calorias. Por isso, o consumo deve ser moderado”, revela.

Milho

Outro alimento muito comum nos arraiás é o milho, que pode ser benéfico ou se tornar vilão dependendo da forma como for preparado. “Ele é tão saudável quanto o amendoim. O único problema está nos ingredientes que se juntam a eles na hora de produzir as receitas, como o açúcar ou leite condensado. Esses ingredientes devem ser evitados. O milho cozido, por si só, é muito saudável, se não for consumido em excesso”, completa Rayanne.

Confira as dicas da nutricionista para quem tem muitas festas juninas pela frente

Não vá com muita fome
Não vá à festa com fome. Dessa forma, chegará com vontade de atacar tudo que encontrar pela frente. Faça um lanche leve em casa com pão integral ou coma um prato de salada, já que a fibra aumenta a saciedade. Se estiver muito frio, vale substituir a salada por uma sopa de legumes com quinoa.

Um doce e um salgado
Escolha opções salgadas e doces. Se consumir um pedacinho de cada coisa, intercalando, vai ter a sensação de ter experimentado várias iguarias sem excesso. Lembre-se de ter cuidado com as bebidas alcoólicas (quentão, vinho quente), pois o valor calórico do álcool é maior do que do açúcar. Assim, se for comer um bolo de milho e beber um quentão, por exemplo, já estará ingerindo calorias demais.

Diga não às frituras
Tente riscar do cardápio as frituras, como pastel. Porém, dentro de uma dieta equilibrada, não há problema em saborear algum alimento considerado “ruim” de vez em quando, em pequena quantidade. Evite também adicionar ingredientes calóricos a itens que já têm muita caloria, por exemplo, manteiga no milho cozido, leite condensado no cuscuz que já está pronto e foi preparado com açúcar. O uso do sal também deve ser moderado.

Bebidas alcoólicas
Intercale bebidas alcoólicas com água. É a melhor forma para ficar bem hidratado e deixar a absorção do álcool mais lenta. Evite beber de estômago vazio.

Elimine calorias
Se for preparar os quitutes em casa, faça substituições para eliminar calorias. Troque um copo de 200 ml de leite integral por desnatado. Uma xícara com 120 g de açúcar por uma de adoçante culinário. Uma colher de sopa de margarina por uma de óleo de coco, entre outras.

Exagerou, beba bastante água
Se já exagerou na festa, beba bastante água porque repõe os líquidos perdidos e auxilia na remoção das toxinas acumuladas. Prefira alimentos mais leves, de fácil digestão, como frutas, verduras e legumes. Sucos do tipo detox também ajudam na eliminação das toxinas.

Roberta D'Albuquerque
Roberta D'Albuquerque
Roberta D'Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu - Verdades inconfessàveis sobre a maternidade. Criou o portal A Verdade é Que... Existem mil maneiras de maternar. E escreve semanalmente sobre família e infância para vários jornais do Brasil.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas